19/02/2022 às 13h00min - Atualizada em 19/02/2022 às 13h00min

Insegurança no campo e logística dominam debates na abertura nacional da colheita de soja

Ascom Aprosoja
Vários temas referentes ao agronegócio brasileiro foram debatidos na manhã desta quinta-feira (17) na cidade de Sebastião Leal, 420km de Teresina. Mas o presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Neto, ressaltou que hoje, não só bjo Piauí, como em outros estados, as situações de desrespeito a legislação vigente e ao produtor tem causado cada vez mais temor. 
"Esse momento nem que os olhos da agricultura do Brasil estão voltados para o Piauí quero chamar atenção aqui para essa situação. No Piauí temos exemplo de uma lei aprovada que não tem sido respeitada, até mesmo pelo próprio Judiciário", ressaltou Alzir no evento que reuniu representantes do Agro de 16 estados, governador do Piauí, vice governador do Maranhão e senadores. 
 
O presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan lembrou ao ministro chefe da casa Civil, senador Ciro Nogueira e ao governador do Piauí, Wellington Dias,a necessidade dos investimentos em infraestrutura, especialmente das estradas. "Infelizmente essa é uma situação que não é só daqui do Piauí, mas que aqui tem prejudicado muito o produtor rural. Nós contamos com essa sensibilidade política e agora com esse compromisso do Governo Federal de investir na melhoria da nossa Infraestrutura", afirmou Galvan.
 
Segundo o senador Ciro, o Ministério da Infraestrutura está aguardando a apresentação do projeto por parte dos produtores para dar início aos investimentos. "Os recursos e a deliberação do presidente Bolsonaro é que essa melhoria seja realizada o quanto antes e o que estamos aguardando é a apresentação do projeto dos próprios produtores para dar início", afirmou. 
 
Ao fazer uso da palavra o governador Welington Dias lembrou do crescimento que o agronegócio do Piauí alcançou. "Há algum tempo aqui se produzia apenas 100 mil toneladas e todo esse crescimento é fruto de muito esforço dos produtores é importante parabenizar esse esforço,sem eles o Piauí não estaria sendo hoje a referência que é", afirmou W. Dias. O governador reconheceu a necessidade de mais investimentos na infraestrutura da região e anunciou,logo após dia participação no evento, uma visita ao trecho de estrada para Baixa Grande só Ribeiro,onde estão sendo realizadas obras. 

 
PRESENÇAS
Governador Wellington Dias
Senador Marcelo Castro Senador Ciro Nogueira
Deputada Federal Rejane Dias, Deputado Federal Júlio César e Marcos Aurélio
Deputados estaduais
Georgiano Neto, Francisco Costa, Severo Eulálio,Bessah, Gustavo Neiva, Zé Santana
 
Gestores, Anderson Possa, diretor de negócios do BNB, Diretor do DER, Castro Neto, Viviane Moura, superintende de Parcerias Público Privadas, Leonardo Sobral, diretor do Idepi, Prefeito de Uruçuí, Wagner Cavalcante, prefeita de Sebastião Leal, Manoelina Borges. 
Do Maranhão, vice governador Carlos Brandão, Diego Rolim, secretário de Meio Ambiente, Luís Henrique Silva, secretário de Agricultura. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »