21/02/2022 às 11h13min - Atualizada em 21/02/2022 às 11h13min

Serviço de neurocirurgia é implantado no Hospital Justino Luz, em Picos

Redação

A equipe da Cooperativa de Neurocirurgia do Estado do Piauí já está atuando no Hospital Justino Luz, em Picos, onde o serviço de neurocirurgia foi implantado. A médica picoense, a neurocirurgiã Kassandra Nunes, que integra a equipe, foi recebida na sexta-feira (18) pelos diretores e equipe de enfermagem.

Com o novo procedimento, os pacientes vítimas de trauma e AVC, que antes eram regulados para Teresina ou Floriano, agora são atendidos com mais rapidez no próprio município. A medida faz parte de uma política do Governo do Estado de descentralização dos serviços de saúde de alta complexidade.

O serviço de neurocirurgia é um marco para a saúde de Picos e região, como avalia o diretor técnico do Justino Luz, o neurologista Tércio Luz.

“ O serviço de neurocirurgia do Hospital Regional Justino é o mais complexo da história da medicina hospitalar de Picos e vai, com certeza, salvar muitas vidas da população de Picos e macrorregião, atendendo desde de casos de traumatismos cranianos até acidentes vasculares cerebrais-AVCs hemorrágicos.  Esperamos que o serviço só cresça, se estabeleça e fique consolidado para que possamos melhorar cada vez mais as demandas assistenciais da instituição”,  concluiu Tércio.

O Justino Luz é referência em Urgência e Emergência para Picos e cerca de 40 municípios da macrorregião, atendendo por ano cerca de 500 mil pessoas. A diretora geral, Genyana Leal explica que a neurocirurgia será mais um serviço de alta complexidade para a população.

“ Somos um hospital porta aberta, temos uma demanda de acidentes provocados por motos bem acentuada o que requer na maioria dos casos avaliação de neurocirurgião. Com a implantação aqui, vamos poder salvar mais vidas e evitar os riscos nas transferências para outro hospital no estado.”

O presidente da presidente da FEPISERH, Ítalo Rodrigues, destaca o crescimento do Hospital Justino Luz. “ É um hospital referência, que cada vez mais implanta novos serviços, atendendo ao propósito do Governador Wellington Dias de descentralizar a saúde, de implantar novos serviços no interior do Estado para que a população seja atendida no seu próprio município ou macrorregião”, destaca Ítalo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »