09/03/2022 às 12h00min - Atualizada em 09/03/2022 às 12h00min

480 policiais militares iniciam Cursos de Formação de Cabos e Sargentos

Redação

O governador Wellington Dias participou, nesta terça-feira (08), no Auditório do Tribunal de Justiça, da aula inaugural dos Cursos de Formação de Cabos e de Formação de Sargentos da Polícia Militar do Piauí. No total, são 480 alunos matriculados, sendo 240 em cada curso.

As turmas dos cursos são formadas pelo critério de antiguidade (80%) e por teste de seleção interna entre a classe (20%). “É uma forma deles ascenderem na carreira. A legislação permite que a cada ano a PM realize esses cursos de formação. O curso de cabos é realizado à distância e é finalizado em junho e o de sargento, que é presencial, é concluído em agosto. A partir daí, eles estarão aptos a comandarem frações de tropas pelos municípios do Estado”, explica o comandante da PM, cel. Lindomar Castilho.

No caso, soldados já formados farão o curso para cabo e cabos farão curso para sargento. “A malha curricular é diferenciada, procuramos adotar situações do cotidiano, da nomenclatura da legislação e a área de gestão, focando nos direitos humanos e na garantia dos direitos individuais. É uma malha curricular que atende as necessidades da sociedade. Terão a parte prática de abordagem e teórica para se atualizar, buscando sempre a excelência no serviço prestado à sociedade”, complementou o diretor do Centro de Educação Profissional da PM, cel. Sá Júnior.

Durante a aula inaugural, Wellington Dias palestrou sobre as Potencialidades do Piauí e realizou a promoção post mortem de policiais falecidos em decorrência da Covid-19. “Qualificar os policiais é uma necessidade que nós temos. É válido lembrar que passamos um período com dificuldade de admissão de servidores públicos por conta da lei do teto e agora abrimos o concurso e estamos na fase de formação. O objetivo é que tenhamos condições não apenas de contemplar vagas que ficaram em aberto, mas também de ampliação de pessoas que podem complementar a área da segurança e trabalhar de forma integrada com outros estados para combater a forte atuação do crime organizado que surgiu pelo País”, afirmou o governador.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »