13/02/2014 às 16h52min - Atualizada em 13/02/2014 às 16h52min

Parfor leva professores do interior do Piauí para intercâmbio na Europa

O intercâmbio é na Universidade de Aveiro, em Portugal, e tem como objetivo o aperfeiçoamento de professores da educação básica.

CCOM

O sonho de conseguir estudar no exterior tornou-se realidade para duas estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Hildeni de Sousa e Raimunda Nonata Cavalcante, que atuam na rede pública de ensino Barras e  Dom Inocêncio, foram as contempladas. Elas ganharam bolsas de estudo para Universidade de Aveiro, em Portugal, com tudo pago pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O curso tem como objetivo o aperfeiçoamento de professores da educação básica, voltada para educação infantil. As atividades envolvem o uso de tecnologias educativas na construção de estratégias didático-pedagógica inovadoras.

Hildeni  permaneceu em Aveiro de 12 a 28 de janeiro. "Eu fui muito bem recebida desde a cidade de Porto, onde professores de Aveiro foram nos recepcionar", disse a professora. "Entre os temas importantes, discutimos sobre o que a internet pode proporcionar para as crianças, envolvendo benefícios e malefícios", conta.

Já, Raimunda Nonata continua em Aveiro, de onde retorna no próximo dia 23 de fevereiro. De lá, ela falou sobre a oportunidade: "É muito importante para nós docentes essa experiência em outro país. Além de discutir estratégias didático-pedagógicas, desenvolvemos componentes culturais e lúdicos para o ensino".

Hildeni é da cidade de Barras, a 138 quilômetros da capital, Teresina, e cursa o 6º período de Pedagogia, enquanto Raimunda Nonata reside em Dom Inocêncio, a 575 quilômetros e, está no 6º bloco de Matemática. O intercâmbio proporciona uma experiência que trará reflexos positivos para o ensino público nas cidades onde as professoras atuam.

A cidade de Aveiro fica a 253 quilômetros da capital de Portugal, Lisboa, e é conhecida como "Veneza portuguesa". Trata-se de um grande centro universitário na Europa e possui uma população de aproximadamente 80 mil habitantes. É  banhada por vários rios, dentre eles o que leva o nome da cidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »