16/03/2022 às 07h29min - Atualizada em 16/03/2022 às 07h29min

Governador Wellington Dias entrega microtratores para agricultores de 26 municípios do Piauí

A entrega foi realizada nesta terça-feira (15) na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar. Corrente e Monte Alegre estão entre as cidades beneficiadas.

Portal Corrente

 O governador Wellington Dias e a secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, realizaram, na manhã desta terça-feira (15), a entrega de 45 microtratores com enxadas rotativas para a agricultura familiar do Piauí. Foram contemplados 26 municípios distribuídos em 11 Territórios de Desenvolvimento do Estado. A solenidade ocorreu no pátio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e reuniu autoridades, parlamentares, prefeitos, vereadores, representantes das associações contempladas, sindicatos e movimentos sociais.

O microtrator é utilizado em pequenas propriedades, principalmente em fazendas de hortaliças e legumes. Ele conta com enxada rotativa para preparar a terra, nivelar e também aplicar os insumos para a plantação. A entrega beneficia 180 famílias de agricultores e agricultoras familiares por meio de 45 entidades representativas. O valor total do investimento é de R$ 894.323,25, do Tesouro Estadual e resultado de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho (in memoriam).

 

Para o governador Wellington Dias, esse momento é muito representativo, resultado de trabalho conjunto que apresentou muitos avanços nos últimos anos na área da agricultura familiar. “Cada vez mais, vamos ter que trabalhar com a tecnologia e o conhecimento, seja para o preparo da terra ou para a assistência técnica. Não podemos esperar que o pequeno produtor continue apenas com a enxada, não porque tenham medo de enxada, mas porque o resultado é baixo. Eu gostei muito dessa ideia, pois os pequenos tratores são de fácil manutenção. É um equipamento que está ao alcance do agricultor se adequa bem ao seu perfil”, comenta.

 

A secretária de Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, explica que os microtratores têm um diferencial voltado para áreas menores de cultivo. “É uma inovação tecnológica para a agricultura familiar com o objetivo de aumentar a quantidade e qualidade da produção. São equipamentos de fácil manuseio e manutenção. O uso dos microtratores será feito pelas famílias que são beneficiadas em programas como o Crédito Fundiário, Projeto Viva o Semiárido e de Geração de Emprego e Renda (PROGERE II)”, esclarece.

 

A vice-governadora Regina Sousa também esteve na solenidade e reafirmou a importância da ação para a mecanização da produção agrícola. “A agricultura familiar é quem põe comida na mesa da população. É preciso a gente modernizar essa produção por meio de equipamentos específicos para que as famílias façam mais e melhor”, afirma.

 

Rita Sousa, agricultora e representante do Sindicato dos Trabalhadores de Piripiri, foi uma das beneficiadas e agradeceu a iniciativa do Governo do Estado. “Temos, em média, 32 quintais produtivos onde a gente produz de tudo, tem banana, macaxeira, milho, peixe, etc. O nosso objetivo é produzir com qualidade para expor nas feiras e aumentar a renda das famílias”, agradece.

 

As cidades beneficiadas serão: José de Freitas, Palmeirais, Nazária, São Pedro do Piauí, União, Teresina, Itaueira, Rio Grande do Piauí, Arraial, Ipiranga do Piauí, São Félix do Piauí, Luzilândia, Piripiri, São Francisco de Assis, São João da Varjota, Jacobina do Piauí, Simões, PIO IX, Sussuapara, Cabeceiras do Piauí, São João da Serra, Corrente, Monte Alegre do Piauí, São João do Piauí, Dirceu Arcoverde e Antônio Almeida.

 

Registrou-se a presença dos deputados estaduais Francisco Limma, Dr. Francisco Costa e Elisângela Moura; do coordenador das Câmaras Setoriais, Sérgio Vilela; dos prefeitos Vilma Lima, de São João do Arraial; Elvis Ramos, de Ipiranga; do diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira; da Diretora da ADAPI, Alexsandra Soares; vereadores, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), dentre outros movimentos sociais e sindicais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »