12/04/2022 às 16h26min - Atualizada em 12/04/2022 às 16h26min

Iniciadas obras de urbanização da Lagoa de Parnaguá

Redação
Com 260 anos de existência, o município de Parnaguá, extremo sul do Piauí, vive um momento histórico. A Lagoa de Parnaguá, que está entre os maiores lagos naturais do Brasil, ganha sua primeira obra de urbanização. Com a diminuição das chuvas, as máquinas estão trabalhando na segunda fase do projeto que teve ordem de serviço assinada em outubro. A articulação do projeto e dos recursos foi feita pelo deputado estadual Henrique Pires (MDB) durante sua gestão como secretário nacional do Turismo.

“E demos continuidade, acompanhando cada etapa, indo a  Brasília, acompanhando, junto com o prefeito Alemão.  Ver agora o andamento desta obra é muito importante. A Lagoa de Parnaguá é um grande patrimônio ambiental e turístico do Piauí”, afirma o deputado.

A urbanização da Lagoa de Parnaguá está sendo realizada través de um convênio do Ministério do Turismo e Prefeitura. Serão investidos cerca de R$ 2 milhões nas benfeitorias do entorno da lagoa. O convênio é federal  foi assinado ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer. Após a edição de um decreto municipal que transformou aproximadamente 70 mil hectares em Parque Ambiental Municipal e em Área de Proteção Ambiental — APA com 9.600 hectares.

A transformação do local em área de proteção ocorreu na gestão do ex-prefeito Miguel Omar e o atual prefeito, Alemão, deu andamento à luta pela obra. O projeto foi apresentado na gestão do deputado Henrique Pires (MDB) como secretário nacional de estruturação do Turismo no Ministério do Turismo.

"Esse é um projeto iniciado antes do meu mandato como deputado, foi um dos muitos que pude acelerar lá em Brasília quando tive a oportunidade de estar neste e em outros cargos e após eleito sempre em cima, lá em Brasília", explica Henrique Pires.

--
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »