05/05/2022 às 07h57min - Atualizada em 05/05/2022 às 07h57min

Casa da Cultura de Corrente será palco do lançamento de quatro importantes obras literárias neste sábado (7)

Viviane Setragni
Portal Corrente
Passados mais de dois anos de isolamento social por causa da pandemia de Covid-19, a cidade de Corrente, que já teve a alcunha de capital da cultura, volta a agitar o meio cultural com o lançamento de importantes obras literárias que fazem o resgate histórico, social, econômico e cultural da cidade polo do Extremo-Sul, na  noite do próximo sábado, 7 de maio, na Casa da Cultura Cel, Benjamin José Nogueira.

O primeiro deles,  História e Geografia de Corrente, teve há dois anos o seu lançamento adiado por causa da pandemia. De autoria de Edilson de Araújo Nogueira, Maria do Socorro Sousa Silva Amorim, Raimunda Maria da Cunha Ribeiro e Zilneide Barros Matias, a obra apresenta aspectos sociais, políticos e culturais do município, divididos didaticamente, facilitando ao leitor o percurso histórico dos fatos.
 
A ideia deste livro nasceu a partir da iniciativa do então vereador Dionísio Júnior, hoje vice-prefeito e secretário de Saúde, e do advogado, historiador  e escritor Edilson, enquanto vereador, no ano de 2013, que propôs através de projeto de lei a implantação das disciplinas de História e Geografia de Corrente na matriz curricular das escolas da rede municipal de ensino. O projeto virou a Lei nº 542/2013 e foi sancionada pelo ex-prefeito Jesualdo Cavalcanti Barros.
 
“Percebendo que a educação só tem a ganhar com essa iniciativa, nós resolvemos abraçar esta causa. Durante dois anos de trabalho, quase sem descanso, a palavra foi DETERMINAÇÃO e a expressão foi TRABALHO COLETIVO”, ressaltam os autores.
 
Através da obra, eles esperam inspirar, professores e alunos, a se aprofundarem ainda mais na história e geografia do município, assim como eles mesmos foram instigados pela pesquisa.

No mesmo evento, acontecerá o lançamento do livro "Quem é fulano de tal", da correntina Zilneite Rocha, que fez uma minuciosa pesquisa dos logradouros e prédios de Corrente, descrevendo a vida dos homenageados; além dos lançamentos dos livros "Formação de professores e valorização do magistério" e "Estado democrático e gestão educacional", da Dr.a Raimunda Maria da Cunha Ribeiro.
 
A solenidade acontecerá partir das 19h30min, onde toda a comunidade é convidada a prestigiar. A partir da data, os exemplares estarão disponíveis para venda na própria Casa da Cultura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »