11/05/2022 às 19h52min - Atualizada em 11/05/2022 às 19h52min

Secretário estadual de Saúde visita instalações do Hospital Getúlio Vargas

Redação
O secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, realizou uma visita às instalações do Hospital Getúlio Vargas, na manhã desta quarta-feira(11). Na oportunidade, o gestor pode discutir sobre  os novos serviços cardiológicos e neurológicos a serem instalados na unidade de saúde e implementação do Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio. 

O Hospital Getúlio Vargas é a unidade de saúde referência em cardiologia do Piauí, e a Sesapi em parceria com a Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISHER ), estará implementando mais duas salas de cirurgia cardiológica. “Estamos avançando nos cuidados com a saúde do piauienses e sabemos que problemas cardiológicos são uns do que mais matam e ampliar este atendimento é uma das nossas prioridades e em breve o HGV ganhará mais espaços para estes serviços”, destaca o secretário Néris Júnior. 

Na reunião o secretário também discutiu com diretor do HGV, Osvaldo Mendes, presidente da FEPISHER, Ítalo Rodrigues, com o coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Sesapi, Dr. Telmo Mesquita e profissionais médicos sobre projetos de criação das linhas de cuidados especiais para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), as duas doenças que mais matam no mundo.

“Esta proposta prevê uma preparação da rede de hospitais regionais, para oferecer suporte rápido aos pacientes visando garantir a sobrevivência e minimizar eventuais sequelas. E o HGV será a unidade referência para estas especialidades. E hoje estamos debatendo os ajustes necessários para que estes serviços possam iniciar, uma vez que a implantação das linhas de cuidados especiais exige também a aquisição de equipamentos, insumos, criação e compartilhamento de protocolos. Em breve vamos evar a proposta à governadora Regina Sousa , explica o secretário. 

Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio

Durante a visita ao Hospital Getúlio Vargas o secretário Neris Júnior também esteve  no Ambulatório Dirceu Mendes Arcoverde (Ambulatório Azul), analisando as salas que poderão receber as instalações do Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio. 

De acordo com o gestor, o objetivo é disponibilizar um local que possa fazer atendimento ambulatorial de pessoas em sofrimento psíquico. “Nós estivemos conhecendo um dos possíveis locais que poderá ser implantando este núcleo. Os cuidados com a saúde mental é um dos principais demandas da Governadora Regina Sousa, que é muito preocupada com este tema”, disse Néris Júnior. 

O Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio vai fazer o acolhimento do público-alvo através de triagem de demandas espontâneas ou reguladas, com atendimento multidisciplinar de psicólogos, psiquiatras, assistente social e terapeuta ocupacional; haverá escuta qualificada e intervenções diretivas pela equipe com acolhimento e orientações aos familiares da pessoa atendida pela equipe; o Núcleo também vai fazer dispensação farmacológica e articulação com as Redes de Atenção para cuidado compartilhado. 
A Gerente de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, Virginia Pinheiro, afirma que o  objetivo do Núcleo é atender pessoas em sofrimento psicológico com comportamento suicida reguladas dos Serviços de Atenção Básica, Centros de Atenção Psicossocial, Rede Hospitalar e Rede Intersetorial.  “Acolher pessoas com ideação suicida ou que tentaram suicídio, articulando com as Redes de Atenção um cuidado compartilhado é o nosso foco”, afirma.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »