30/05/2022 às 17h29min - Atualizada em 30/05/2022 às 17h29min

Dengue já matou 10 pessoas no Piauí em 2022

Redação


A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta segunda-feira (30) que o estado já registrou 10 mortes por dengue neste ano. A última vez que o estado havia registrado mortes pela doença foi no ano de 2019, com 3 vítimas. As mortes vão desde uma criança de 9 anos, que morreu em Teresina, a uma idosa de 71 anos, em Pio IX.

Os óbitos foram registrados em quatro municípios: Teresina registrou 7 óbitos, São Miguel da Baixa Grande uma morte, Pedro II uma morte e Pio IX uma morte.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, todas as vítimas passam por exames para constatar a causa da morte.

“Estamos sempre vigilantes a todo e qualquer agravo e com a dengue não seria diferente. Infelizmente estamos com 10 óbitos confirmados este ano. Nosso estado não apresentava mortes pela doença desde 2019, quando 3 pessoas perderam à vida. Mas queremos deixar claro a nossa população que todos esses óbitos são sim analisados, pelo nosso sistema de vigilância que estão sempre 24 horas por dia em observação”, afirmou Herlon Guimarães. 

A Sesapi informou que já encaminhou às Regionais de Saúde, 4 mil litros do inseticida Cielo, que ajudam a matar o mosquito. “No momento em que recebemos este veneno, já enviamos as nossas regionais, por onde os municípios poderão fazer à solicitação”, disse o superintendente. 

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, alertou a população sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar que a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

“Precisamos que nossa população mantenham todos os cuidados necessário para evitar a proliferação do mosquito, como não deixar água parada e manter a limpeza de suas casas, tirando locais que possam acumular água e virar criadouro do mosquito”, destacou.

De acordo com a Sesapi em todo o estado o aumento foi de 745,6% nos casos de dengue e de 5.112,9% nos casos de chikungunya.Em 2022, 187 municípios já registraram 9.242 casos prováveis de dengue, enquanto no mesmo período de 2021 foram 1.093 notificações realizadas por 75 municípios.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »