28/06/2022 às 16h21min - Atualizada em 28/06/2022 às 16h21min

Macaco Chico recebe chip e será monitorado pelo Ibama após soltura

Cidade Verde

Após viralizar na internet amolando uma faca no município de Corrente, o macaco-prego Chico já está convivendo com outros animais da mesma espécie em um viveiro de treinamento para soltura no Parque Zoobotânico de Teresina, zona Leste da capital. Ele também recebeu um microchip para ser monitorado pelo Ibama. 

“Esse microchip é o que a gente chama de marcação e é importante porque se esse animal for capturado por alguém a gente vai lá, colocar o leitor e ver se a marcação é a mesma de algum animal que foi solto pela gente”, explica a bióloga do Bioparque Zoobotânico, Vanessa Gomes. 

O animal foi capturado na última sexta-feira, no quintal de uma residência, e chegou a Teresina no domingo, quando foi levado para a sede do Ibama. O macaco passou por uma série de exames para avaliar seu estado de saúde e autorizar a integração com outros animais.  Ele também recebeu um chip para ser monitorado pelas equipes do Ibama após ser solto na natureza. 

“Ao chegar no Ibama foi feito a parte de protocolo sanitário com a UFPI, avaliação clínica, coleta de material biológico, sangue, pelos, swabs, para verificar toda essa parte de exames que é o protocolo para colocá-lo dentro do grupo para a soltura”, explicou o veterinário Fabiano Pessoa, do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp