03/03/2014 às 16h08min - Atualizada em 03/03/2014 às 16h08min

I Congresso Mulher Protagonista acontecerá em Teresina, nos dias 13,14 e 15 de março

Durante o evento será criado o Fórum de Mulheres do Mercosul, Secção Piaui

Portal Corrente

Dias 13, 14 e 15 de março acontecerá o I Congresso da Mulher Protagonista, promovido pela OAB-PI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina e o Governo do Estado do Piauí. O evento acontecerá na sede da Seccional e abordará a mulher no contexto político, social e econômico, com discussões acerca do preconceito, segurança pública, empreendedorismo, violência, família, saúde, entre outros.

Durante o Congresso, no dia 14,  também será criado o Fórum de Mulheres do Mercosul, Secção Piaui, com a presença da Diretoria Executiva do Capítulo Brasil, que tem como presidente a ex-senadora  Emilia Fernandes.

Composto pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, o Fórum de Mulheres do Mercosul é uma organização não-governamental suprapartidária e sem fins lucrativos, cuja caminhada se iniciou há dezenove anos, em novembro de 1995. Uma das ações fundamentais da entidade é o apoio à realização de alianças estratégicas para a equidade, dignidade e cidadania das mulheres, por meio de articulação políticas e de atuação junto a outros movimentos, com a perspectiva de colaborar para o seu fortalecimento, motivando sua participação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

O Fórum de Mulheres do Mercosul atua buscando a implementação de programas, projetos, ações e serviços, como a realização de encontros, reuniões, seminários e cursos de capacitação para as mulheres, sempre com o objetivo de motivá-las a intensificar os relacionamentos comerciais e culturais com os estados-partes, além do incentivo à disputa de cargos públicos e parlamentares. Busca ainda promover a integração e a união dos países-membros, não só entre si, mas também na esfera internacional, por meio de ações públicas e privadas que busquem a promoção do processo de transformação social e o cumprimento dos Tratados Internacionais.

No âmbito do poder governamental, a entidade atua em duas instâncias: é membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com duas representações e assessor oficial da Reunião Especializada da Mulher do Mercosul (REM), constituindo-se, dessa forma, fórum privilegiado de discussão com governos sobre os problemas que afetam o Cone Sul.

 

A inscrição pode ser realizada no site da OAB/PI. O valor é de R$ 30,00 reais para estudantes e R$ 60,00 reais para profissionais. Palestrantes já confirmados: Delaide Arantes, Ministra do Trbunal Superior do Trabalho/Go, Fernanda Marinela, Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Sandra Regina Martini Viel, Professora PPGD UNISINOS, Thaysa Schiocetti, Professora PPGD UNISINOS, Emilia Fernandes, Presidente do Fórum de Mulheres do Mercosul, Helena Delamonica, Secretária Geral da OAB/MG, Eduardo Ponte Brandão, Psicólogo do Tribunal de Justiça/RJ, Alice Bianchinni, Doutora em Direito Penal da PUC, Geórgia Nunes, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/PI, Margarete de Castro Coelho, Deputada Estadual/PI e Advogada, Eduarda Miranda, Vice-Presidente da OAB/PI, Eugênia Vila, Delegada de Polícia Civil e Diretora da ACADEPOL, Luís Airton Santos, Médico, Sônia Terra, Jornalista e Cláudia Brandão, Secretária de Comunicação de Teresina.

                  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »