27/07/2023 às 10h18min - Atualizada em 27/07/2023 às 10h18min

Teresina recebe encontro para construção do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

No mesmo evento será realizada a oficina participativa do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência.

Redação

O Piauí recebe, nesta quinta-feira (27), o diálogo transversal sobre o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite 2” e a oficina participativa do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência. O evento será realizado em dois momentos, no Salão Ypê do Hotel Blue Tree Towers, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com debates para construção coletiva e participativa da população para a elaboração do plano.

O Viver sem Limite 2 é coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e no Piauí conta com a parceria da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). O objetivo é promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias por meio do enfrentamento ao capacitismo e às barreiras que impedem o exercício da cidadania por pessoas com deficiência.

De acordo com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o Estado irá contribuir com o Viver sem Limite 2. “Esse plano visa a garantir as políticas públicas para pessoas com deficiência nas áreas da saúde, educação, assistência social, acessibilidade, entre outras. Então, agora esse é o momento de ouvir a população para juntos construirmos esse instrumento que será um divisor de águas, proporcionando uma melhoria na vida dessas pessoas”, declara o gestor.

O diálogo transversal ocorrerá no turno da manhã, das 9h às 12h, e será dividido em quatro eixos: Gestão inclusiva e participativa; enfrentamento à violência e ao capacitismo; acessibilidade e tecnologia assistiva; e promoção dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

No turno da tarde, das 14h às 17h, terá a Oficina Participativa do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência. O evento tem como objetivo disseminar informações, com intuito de traduzir e construir conhecimentos de forma interativa de pessoas com deficiência, suas representações, gestores e sociedade civil, sobre o processo de regulamentação e proposta de implementação do sistema. Os tópicos que nortearão a oficina são: Instrumento de avaliação; sistemas de avaliação: equipes e órgãos avaliadores e alterações legais.

Serviço

Data: 27 de julho de 2023 (quinta-feira)

Horário: 8h30 às 17h

Local: Hotel Blue Tree Towers Rio Poty (Avenida Marechal Castelo Branco, nº 555, bairro Ilhotas, Teresina-PI


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »