28/08/2023 às 07h10min - Atualizada em 28/08/2023 às 07h10min

Governador Rafael Fonteles defende adoção do hidrogênio verde para transição energética durante palestra em SP - Governo do Piauí

O gestor destaca que o Piauí está pronto para receber investimentos para produção do "combustível do futuro"

Redação

O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (25), do Fórum Esfera, em Guarujá, São Paulo, durante o painel “A Economia Verde: agro, mineração e baixo carbono”. Fonteles defendeu o hidrogênio verde como foco para o processo de transição energética e busca pela redução na emissão de gases poluentes. O evento acontece até o sábado (26).

O Piauí já é destaque em energias renováveis e tem na transição energética uma das principais bandeiras do Governo do Estado, junto com a transformação digital e a industrialização agrícola. “O potencial do Piauí é evidente e estamos entusiasmados com isso. Fiz quatro missões internacionais este ano para colocar o Piauí no cenário dos investidores. Temos o maior parque eólico da América Latina e o maior parque solar, em São Gonçalo do Gurgueia. Temos potencial, portanto, de ter energia limpa e barata para produzir o nosso hidrogênio verde” ressaltou Fonteles.

A corrida pelo processo de descarbonização, a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera que contribui para o aquecimento global, é um desafio em nível mundial. Neste sentido, o Piauí larga na frente como um celeiro de oportunidades para investimentos com uma matriz energética limpa.

No painel, ao lado de Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, e Ana Cabral-Gardner, CEO da da Sigma Lithium, o governador Rafael Fonteles mostrou o potencial piauiense para este processo. “Pelo que vi nos países que andei, estou convicto que é o combustível do futuro. Teremos uma migração ainda mais rápida para hidrogênio e bateria. O ponto de alerta que a gente coloca é regulamentação deste mercado o quanto antes”, considera o governador.

O Fórum Esfera, que acontece pela segunda vez, tem como como mote a reindustrialização do País e reúne algumas das principais autoridades brasileiras da atualidade. Além do governador Rafael Fonteles, também participam o presidente o Banco Central, Roberto Campos Neto; o ministro do STF, Dias Toffoli; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; e o presidente do TCU, Bruno Dantas.

O evento inclui na programação temas relevantes para o Brasil. Reforma tributária, economia verde, infraestrutura, novo PAC, cibersegurança na era das mídias sociais e tecnologia, são alguns dos eixos temáticos.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »