29/09/2023 às 15h06min - Atualizada em 29/09/2023 às 15h06min

Saiba como tirar o RG digital e acessar a plataforma Gov.Pi Cidadão

Usuário que não estiver cadastro no Gov.Br precisa se cadastrar no ID Piauí para ter acesso aos serviços de forma on-line.

Redação

A plataforma Gov.Pi Cidadão, que permite ao piauiense acessar serviços públicos do estado sem sair de casa, pode ser usada por meio de dois cadastros: o Gov.br ou o ID Piauiense. Quem já possui o RG digital pode fazer login pelo ID Piauiense. Quem ainda não tem o RG Digital, pode emitir gratuitamente em alguns órgãos públicos do Piauí.

O RG Digital, também chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), é um novo modelo do Registro Geral (RG) e adota o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O documento é válido em todo o país é uma versão mais moderna que o atual RG, pois permite reunir num só documento dados como o título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, carteira nacional de habilitação, NIS/PIS/Pasep e outros, como tipo sanguíneo, deficiências.

O atual modelo tem validade até 2032 e pode ser emitido na versão física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel, ou em policarbonato (plástico), atende a demanda daqueles que não possuem acesso à internet ou aparelhos como smartphones e computadores. Já o documento em formato digital é obtido através do aplicativo gov.br, mas somente após a emissão da carteira física.

A primeira via ou atualização da carteira de identidade anterior, transformando-a em digital, é gratuita.

Para retirar o RG Digital, o cidadão deve comparecer presencialmente nos postos de Espaço da Cidadania nos municípios piauiense. É necessário levar a certidão de nascimento ou de casamento originais com selo de verificação, CPF e comprovante de endereço.

Uma outra novidade é que o novo modelo de RG é mais inclusivo: símbolos que identifiquem deficiências também poderão ser solicitados no momento da emissão. Para requisitar, basta informar ao profissional que estará realizando esse trabalho e apresentar um laudo médico que comprove a deficiência.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »