23/12/2023 às 09h41min - Atualizada em 23/12/2023 às 09h41min

Fenômeno visto no céu do Nordeste nesta sexta-feira (22) seria queda dos restos de foguete chinês

Portal Corrente; com informações do G1

 


O registro da passagem de um objeto luminoso no céu de vários municípios da região Extremo-Sul do Piauí aconteceu na noite desta sexta-feira (22). Há imagens feitas por moradores de Corrente, Curimatá, Redenção do Gurgueia e em praticamente todas as cidades o "meteoro" foi visto. Também há relatos do fenômeno em outros estados, como Bahia, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Goiás.

Segundo reportagem publicada pelo site G1, o fenômeno foi causado pela queda do corpo de um foguete chinês lançado em 2018, conforme informações de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia, e Alexsandro Mota, membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros.

No início desta semana, a queda de um meteoro também provocou um grande clarão no céu que pôde ser visto em diversas cidades do Nordeste, mas os pesquisadores reforçam que os casos não têm relação e a ocorrência em curto espaço de tempo é mera coincidência.

O Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, também relatou os indícios de lixo espacial.

"O foguete em si é formado por estágios, a medida que ele vai subindo para chegar ao espaço ele vai liberando esses estágios. Existia um estágio desse foguete Longa Marcha 2C que estava orbirtando a Terra desde 2018, só que ele foi decaindo orbitalmente, como a gente fala", explicou Alexsandro Mota, que também é divulgador científico.

Conforme explicou Mota, o lixo espacial foi perdendo a altitude por causa do choque com as moléculas do ar e perdeu velocidade. A gravidade, por consequência, começou a atrair o corpo do foguete cada vez mais.

Ainda segundo Alexsandro Mota, chega um momento em que o objeto atinge uma camada muito densa de gases, perde velocidade e reentra na atmosfera.

"Uma reentrada pode ocorrer com muita velocidade. A gente está falando de milhares de quilômetros por hora, a gente está falando de 7 mil km por hora. Por isso que fica todo aquele show luminoso no céu, porque a atmosfera sendo atingida por um objeto nessa velocidade vai ficar incandescente, então vai brilhar muito", falou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »