28/03/2024 às 12h09min - Atualizada em 28/03/2024 às 12h09min

Justiça decreta preventiva de homem preso com 60 kg de drogas em Gilbués

A ação é considerada a maior apreensão de entorpecentes no Piauí no ano de 2024.

Viviane Setragni
Portal Corrente
A justiça converteu para preventiva a prisão de João Alves Fernandes, de 51 anos, flagrado com aproximadamente 60 kg de drogas escondidas dentro do veículo enquanto trafegava pela BR-135. A decisão, dessa segunda-feira (25), é da magistrada Rita de Cássia da Silva, da Vara Única da Comarca de Gilbués, que deferiu o pedido do Ministério Público do Piauí, representado pela promotora Gianny Vieira de Carvalho.
 
O indivíduo foi preso em flagrante nesse domingo (24) em uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, em posse de 57,745 kg de drogas, entre elas crack, cocaína e super maconha. Durante a ação de fiscalização, os policiais ainda constataram que João Fernandes possuía uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa, oportunidade em que também foi verificado que contra ele havia um boletim de ocorrência registrado em Canindé, no Ceará, por suspeita deuso de documento falso.

“Na abordagem, o autuado apresentou documento falso, além de se apresentar também com o nome falso, sendo conduzido à Delegacia de Polícia para as providências de praxe”, explicou a representante do MPPI.

Gianny Carvalho frisou que a quantidade de drogas apreendidas é expressiva, o que denota a gravidade em concreto da conduta praticada.

Observou-se também a existência de processos em andamento, no decorrer dos quais o autuado não havia sido localizado. “Desse modo, sua liberdade coloca em risco a instrução do processo e a aplicação da lei penal, se for o caso. Por esse motivo, foi constatada a necessidade de conversão da prisão em flagrante em preventiva, uma vez que estão presentes os requisitos legais, notadamente o disposto nos artigos 312 e 313, inciso I, do Código de Processo Penal”, concluiu Gianny Carvalho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »