22/04/2014 às 00h22min - Atualizada em 22/04/2014 às 00h22min

Corrente e região serão beneficiadas com o Projeto Artérias do Parnaíba

Obra do PAC 3, de autoria do deputado Jesus Rodrigues, beneficiará 38 cidades

Portal Corrente

A presidente Dilma Rousseff acaba de confirmar o lançamento de uma nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento para agosto deste ano e a Codevasf já confirmou a indicação do Projeto “Artérias do Parnaíba” para inclusão no PAC 3 em benefício do Piauí. A proposta, de autoria do deputado federal Jesus Rodrigues, prevê inicialmente a construção de duas adutoras para levar água a 38 municípios.

“O projeto será apresentado para avaliação do Ministério do Planejamento, que definirá as obras a serem executadas por meio do PAC 3”, garantiu a chefe de gabinete da Codevasf, Maria Auxiliadora Cavalcanti, em reunião com o deputado Jesus Rodrigues. Em fevereiro deste ano, o próprio presidente da Codevasf, Elmo Vaz, declarou ser favorável à ideia. 

A proposta consiste em canalizar água do rio Parnaíba através de duas adutoras construídas às margens de rodovias, o que exclui a necessidade de desapropriação de terras. Uma delas deverá ser instalada na região de Amarante, beneficiando 25 municípios; e uma segunda adutora, na região de Santa Filomena, para atender 13 municípios. 

O estudo preliminar da obra foi elaborado voluntariamente pelo então superintendente regional da Codevasf no Piauí, Valdiney Amorim. "O importante é que levaremos água de um determinado ponto para outro dentro da mesma bacia, quer dizer, a água voltará para o mesmo rio Parnaíba em um local mais abaixo", destaca Jesus Rodrigues. 

Dentre os municípios a serem beneficiados estão Água Branca, Agricolândia, Amarante, Avelino Lopes, Corrente, Cristalândia do Piauí, Curimatá, Curralinhos, Demerval Lobão, Gilbués, Hugo Napoleão, Lagoa do Piauí, Lagoinha do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Monte Alegre do Piauí, Prata do Piauí, Redenção do Gurguéia, Regeneração, Riacho Frio, Santa Cruz dos Milagres, Santa Filomena, Santo Antônio dos Milagres, São Félix do Piauí e São Pedro do Piauí.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp