28/04/2014 às 10h00min - Atualizada em 28/04/2014 às 10h00min

Zé Filho inaugura Casa de Polpa no município de Angical

Na oportunidade, o governador visitou o Ação Global realizado neste sábado na cidade

CCOM

O governador Zé Filho cumpriu agenda administrativa no municipio de Angical neste sábado (26), onde inaugurou  a Casa de Polpa Maria Socorro Viana Ferreira e visitou as atividades do programa Ação Global, realizado pela primeira vez na cidade.

Na oportunidade, Zé Filho afirmou que açções de melhorias na qualidade de vida da população serão realizadas em todo o estado.  "Angical recebe o pontapé inicial do que nós queremos levar para todo o Piauí", afirma o governador.

A Casa de Polpa de Frutas faz parte do Projeto de Economia Solidária, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Fórum Estadual de Economia Solidária do Piauí (FEESPI).

De acordo com George Mendes, secretário de Assistência Social e Cidadania, além de Angical outros municípios também receberão uma Casa de Polpa. " A solidariedade e a forção são desenvolvidas nas atividades da casa de polpa e o objetivo dessa ação é contemplar outros municipios com um espaço semelhante a esse", comenta o secretário.

A comunidade comemora a implantação de um espaço que gera trabalho e renda, como é o caso da casa de polpa. "Angical produz muitas frutas e estas, agora, serão bem aproveitadas, pois com a central muitas famílias terão uma renda e evitarão o desperdício", conta o estudante Renan Soares.

Para Santana Sousa, coordenadora da casa de polpa Maria Socorro Viana Ferreira, a inauguração do espaço é um avanço social grande para comunidade. " Antes, as frutas dessa região eram extremamente desperdiçadas e agora contribuirão para gerar renda para as famílias", afirma. No projeto, foram investidos aproximadamente 50 mil reais em equipamentos para a central.

Como forma de fortalecer a economia do município e incentivar o desenvolvimento da casa de polpa, a prefeitura já analisa parcerias com a casa de polpa para o fornecimento do produto para a merenda escolar, por exemplo. "Já estamos providenciando a inspeção da polpa para que a Prefeitura possa comprar e distribuir para as escolas na merenda escolar", comenta Neta Santos, prefeita de Angical.

Estão previstas a implantação de casa de polpa nos municípios de Teresina, São João da Varjota, União, Oeiras, dentre outros.

Ação Global

Ao longo das atividades do programa Ação Global, em Angical, cerca de 15 mil atendimentos foram realizados na praça governador Helvídio Nunes.

O Ação Global é promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e Rede Globo em todo o Brasil e oferece prestação de serviços nas áreas de saúde, beleza, cidadania, educação, esportes e lazer, dentre outros serviços, proporcionando o acesso a serviços básicos com mais facilidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »