02/05/2014 às 01h06min - Atualizada em 02/05/2014 às 01h06min

I Cidadania Ativa foi um sucesso em Corrente!

Ação realizada na localidade de Caxingó reuniu centenas de pessoas da comunidade

Portal Corrente

A prefeitura municipal de Corrente realizou neste dia 1º de maio o I Cidadania Ativa, na comunidade do Caxingó, zona rural do município de Corrente. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Trabalho e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Saúde e Saneamento, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo,  Secretaria de Educação, Superintendência de Meio Ambiente e  Gerência de Educação para o Trânsito, além da participação especial da Previdência Social. A Secretaria de Infraestrutura também esteve realizando manutenção durante toda a semana nas estradas da comunidade. O evento contou com a presença do prefeito Jesualdo Cavalcanti, os vereadores Edilson Araújo, Valéria Lemos e Riva, além de diversos secretários.

O evento teve início às 8h da manhã, com a oferta de diversos serviços à comunidade,  distribuídos em diversos espaços, além de atividades para crianças e palestras de orientação.

No Espaço Cidadania, foram emitidas RGs durante todo o dia, inclusive com a presença do fotógrafo no local, que forneceu o serviço gratuitamente à comunidade.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo realizou orientações à comunidade sobre a formalização e as vantagens de sair da informalidade e tornar-se um MEI (microempreendedor individual).

Já o Espaço do Embelezamento foi um dos mais disputados durante todo o dia, onde dezenas de mulheres puderam arrumar seus cabelos, fazer a unha e além de serem maquiadas, receberam dicas de beleza.

Palestras sobre o Bolsa Família e sobre a emissão da Carteira de Passe Livre ao Idoso também foram realizadas, assim como foram esclarecidas dúvidas individualmente sobre aposentadoria por funcionários do INSS.

O Espaço Saúde promoveu palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e distribuiu preservativos.

A Coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Mariângela Knitter Barros, ministrou uma palestra sobre os perigos do câncer de boca e quais as medidas preventivas devem ser tomadas. Durante todo o dia também foram realizadas aferições de pressão arterial sanguínea.

Na área da educação, diversas atividades lúdicas envolveram as crianças durante toda a ação, como concurso de desenho, contagem de estórias e espaço de leitura, espaço muito bem frequentado. Os participantes do concurso receberam brindes.

Durante a ação, bicicletas do Programa Pedala Piauí foram entregues às crianças da escola da comunidade, selecionadas pela direção da escola.

Ao final do dia, a comunidade manifestou sua satisfação com o evento realizado. “Essa festa foi bonita demais, nós não imaginávamos que seria tão grande. Vamos aguardar com expectativa a que será realizada no próximo ano!”, colocou uma moradora do local.

A próxima ação será realizada no Morro Redondo, na próxima semana, com data a ser definida.

Confira galeria completa de fotos.

Curta Portal Corrente e receba atualizações em sua página do Facebook!

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »