11/05/2014 às 00h07min - Atualizada em 11/05/2014 às 00h07min

Alunos do Piauí são premiados na 9ª Olimpíada de Matemática

Primeira fase da 10ª edição acontece neste mês

CCOM
O Piauí mais uma vez é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Uma parte dos estudantes premiados na competição foi recebida, na tarde da última quinta-feira (8), pelo secretário de Estado da Educação e Cultura, Alano Dourado, após serem contemplados com medalhas de ouro pela participação na 9ª edição da Olimpíada. Os alunos participaram da premiação nacional, que aconteceu na última quarta (7), no Rio de Janeiro, e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.
 
Ao todo, 36 estudantes do Piauí foram premiados com medalhas e 453 receberam menção honrosa. Da rede estadual, os jovens Francimar Vieira, José Machado Brito e Eduarda Cardoso, da Escola Ensino Médio Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, foram contemplados com medalhas de ouro. Além deles, Kevin Monteiro, da Unidade Escolar Epaminondas Castelo Branco, de Parnaíba, e Fredison Soares Junior, da escola Padre Freitas, localizada em Piripiri, também conquistaram medalhas ouro na Obmep.
 
"Eu já havia conseguido uma prata na edição anterior e agora ganhei a minha primeira medalha de ouro. Estou me esforçando para conquistar outro ouro nas Olimpíadas deste ano", afirmou a aluna Eduarda Cardoso.
 
Durante a conversa com os estudantes, na sede da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), o secretário parabenizou os medalhistas e os incentivou a continuarem com a dedicação e empenho nos estudos.
"O bom da educação são os frutos que aparecem, resultados do empenho e dedicação. Vocês estão sendo inteligentes, não só por esta conquista na Obmep, mas também pela disciplina e organização no sentido de priorizar os estudos. Se continuarem assim vocês irão muito mais longe e certamente construirão carreiras de sucesso. Parabéns pela conquista, vocês são exemplos para os alunos do Piauí", destacou Alano Dourado.
Como forma de reconhecimento, cada aluno será premiado com um notebook, um tabuleiro de xadrez. Além disso, cada medalhista poderá escolher 10 livros de autores piauienses. Os estudantes também poderão escolher um professor para receber a premiação.
 
Piauí cresce na Obmep - Os estudantes da rede pública estadual se destacam cada vez mais na competição. Em 2012, foram 3 ouros e 10 medalhas de bronze. Já na última edição, o Estado conseguiu 5 medalhas de ouro, 5 pratas e 24 de bronze.
 
De acordo com Leila Medeiros, coordenadora Estadual da Obmep na Seduc, o objetivo da Olimpíada é incentivar e promover o estuda da matemática e a descoberta de talentos. Ela garantiu que a ampliação dos resultados é fruto do trabalho desenvolvido nas escolas. "Nós estamos avançando a cada ano e isso se deve ao empenho do nosso grupo de professores e a dedicação dos nossos alunos. Em Cocal dos Alves, por exemplo, os alunos se mobilizam e usam o tempo livre para se dedicar aos estudos", explicou.
 
Primeira fase da 10ª edição acontece neste mês - Está marcada para o dia 27 de maio, a realização da primeira fase das Olimpíadas Brasileiras das Escolas Públicas. No Piauí, mais de 200 mil alunos devem fazer a prova, que contem 20 questões, onde a correção será feita pelos professores das escolas. Os classificados para a segunda fase farão a prova no dia 13 de setembro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »