25/05/2014 às 23h16min - Atualizada em 25/05/2014 às 23h16min

Superintendência de Meio Ambiente realiza importante trabalho no leito do Rio Corrente

Limpeza e desobstrução do leito tem por objetivo diminuir o impacto causado pelo assoreamento

Portal Corrente

Por Viviane Setragni

A Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (SUMAR) do município de Corrente iniciou a limpeza do leito e das margens do Rio Corrente no dia 12 deste mês e até o momento 5 quilômetros do rio já receberam a manutenção.

O superintendente Jesy Jr. afirma que um grande trecho do rio foi percorrido anteriormente pela equipe, com o objetivo de avaliar e diagnosticar a  situação do seu leito. “Fizemos este trabalho minucioso de vistoria e posso declarar que o Rio Corrente encontra-se em estado de calamidade, principalmente por causa do assoreamento. Temos recebido muitas críticas de alguns setores da sociedade, porém não vemos ninguém tomar nenhuma atitude. O poder público, sozinho, não resolverá o problema, pois a situação é muito mais grave do que se imagina”, pontuou.

Nesta etapa, os trabalhos de limpeza e desobstrução do leito iniciaram há aproximadamente 1 quilometro da ponte que dá acesso ao bairro Vermelhão, nas imediações do restaurante Augusto Bode, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), acima da ponte do clube do BNB. “Esta ação realizada é de fundamental importância, pois facilita o escoamento da água fluvial, evitando o represamento e o alargamento do leito do rio, que já se encontra significativamente assoreado“, reitera Jesy Jr.

A Superintendência de Meio Ambiente tem realizado importantes ações neste sentido. No ano de 2013, em parceria com a prefeitura de Parnaguá, aproximadamente 34 quilômetros do leito do Rio Paraim foram desobstruídos, próximo à localidade de Barra do Rio, o que contribuiu para a recuperação do escoamento do leito do rio, que havia secado  completamente devido ao assoreamento e desvios feitos por proprietários de terras localizadas ao longo de suas margens.

Limpeza do Rio Paraim, no ano de 2013, realizado em parceria com a prefeitura de Parnaguá

Com o objetivo de conscientizar a população e chamar a atenção para a grave situação em que o Rio Corrente se encontra, a Superintendência realizará um grande evento durante a semana que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. “Nossa programação englobará caminhada ecológica nas principais ruas da cidade, assim como no leito do rio Corrente, com mutirão de limpeza. Palestras educativas também serão oferecidas, assim como exibição de vídeos e oficinas. Também iremos plantar diversas mudas de árvores tudo com o objetivo de envolver a comunidade e esclarecer sobre a importância da participação de cada um no processo de preservação ambiental. Será um belíssimo evento”, antecipa o superintendente.

A programação da Semana do Meio Ambiente será amplamente divulgada no município.

Matéria relacionada:

Superintendência de Meio Ambiente realiza a limpeza das margens do Rio Corrente

 

Curta Portal Corrente e receba atualizações em sua página do Facebook!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »