02/06/2014 às 23h41min - Atualizada em 02/06/2014 às 23h41min

Agricultura Familiar é fortalecida através da Horta Comunitária em Parnaguá

13 famílias estão sendo beneficiadas pelo programa

Portal Corrente; fotos: Edmilson Ribeiro

Por Viviane Setragni

A prefeitura de Parnaguá, através da Secretaria de Agricultura, implantou o projeto de Horta Comunitária há cerca de 3 meses, com o objetivo de fortalecer a Agricultura Familiar no município. Localizada aos fundos do Parque de Vaquejada Artur Lustosa Nogueira, a horta beneficia 13 famílias, que já estão colhendo a sua própria produção, totalmente orgânica.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Osmar Mota Alves, além de produzirem para consumo próprio diversas hortaliças, as famílias já estão obtendo uma renda através da venda da produção para o comércio da cidade e pessoas que compram diretamente dos agricultores.

“O sucesso da horta é tão grande que até para a zona rural do município as hortaliças estão sendo vendidas. Devido ao êxito, já temos como objetivo ampliar o projeto para 20 famílias”, declarou o secretário.

Outra meta da gestão municipal é incentivar os produtores a fornecerem hortaliças para a merenda escolar, através do Programa Compra Direta, que prevê que até 30% da merenda poderá ser fornecida através da agricultura familiar. Mas para que a prática seja adotada, o secretário afirma que a produção precisa estar fortalecida.

Todas as famílias que hoje trabalham na horta comunitária recebem toda assistência gratuitamente da prefeitura municipal, além de auxílio no custo operacional. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »