19/06/2014 às 09h18min - Atualizada em 19/06/2014 às 09h18min

Presidente Dilma anuncia 12 milhões de vagas no lançamento do Pronatec 2

Estudante natural de Amarante/PI relatou a mudança que o curso causou em sua vida

Portal Corrente

A presidente Dilma Roussef fez o lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) 2, nesta quinta-feira, em solenidade no Palácio do Planalto.

A técnica em edificação, Cárita Cristiane Nepomucemo Almeida, natural de Amarante, Piauí, residente no estado de Goiás, foi convidada a participar da solenidade e destacou em seu discurso: “antes de entrar no Pronatec, eu não tinha nenhuma perspectiva de que carreira iria seguir, além de estar desempregada. Assim que finalizei o curso já estava empregada e hoje sou acadêmica de Engenharia Civil. O Pronatec possibilitou uma verdadeira mudança na minha vida”.

Até o final do ano de 2014 o Pronatec atingirá a marca de 8 milhões de matrículas. Com experiência adquirida, o Pronatec 2 oferecerá 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e 646 cursos de qualificação a partir de 2015.

“Temos clareza da importância da segunda etapa do Pronatec. Temos clareza porque sabemos o nível de demanda. (…) Por isso, nós falamos em 12 milhões com a certeza de que esse número é viável. É viável porque nós demonstramos ao longo desse período e construímos a nossa curva de aprendizado. Nós, hoje, sabemos como se faz. Nós, hoje, podemos melhorar muito o Pronatec”, constatou a presidente.

Dilma Roussef ainda reforçou três características principais do Pronatec: qualidade dos cursos, na parceria com o Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) e Institutos Federais de Educação; diversidade dos cursos técnicos e de qualificação profissional; e gratuidade dos cursos. Dilma considera que a oferta dos cursos sem custo para matriculados teve papel decisivo na quantidade de vagas preenchidas, além de ter sentido inclusivo social e econômico.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »