Integrantes do SINTE, regional Corrente, realizaram uma visita à sede da APAE, em clima de Copa do Mundo, nesta segunda-feira. De acordo com a presidente do sindicato, Sandra Marília, a visita foi motivada pela passagem do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de junho. "Estivemos da sede da APAE para reforçar o apoio do SINTE à instituição, principalmente aos professores, que representam a classe da educação", colocou.
Sandra afirma que hoje, ao construir algo novo, obrigatoriamente os gestores devem incluir nos projetos a acessibilidade, mas ainda há muito a ser feito. "Não é mais concebível construir um prédio novo e esquecer das pessoas que tenham algum tipo de deficiência, mas os prédios públicos que já existem precisam ser adaptados para receber a todos. Nas escolas, em especial, temos muita dificuldade em receber os estudantes deficientes. As rampas de acesso foram construídas em praticamente todas as escolas, mas ainda falta adaptar os banheiros e refeitórios, por exemplo".
Sandra avalia ainda que a Educação Especial no Brasil recebe muito pouco investimento, apesar das leis de incentivo à inclusão. "Os professores precisam ser qualificados para proporcionar às crianças deficientes a melhor educação possível, para que possam desenvolver ao máximo seus potenciais e ter uma vida inseridas na sociedade. Para isso não bastam pequenos cursos intensivos, precisamos de cursos de formação específica em Educação Especial".
Em Corrente, a única escola da rede pública de ensino que possui uma sala multifuncional, adaptada para receber os estudantes com deficiência, é a Manoel da Cunha. "Os resultados obtidos a partir desta experência são muito positivos e o ideal seria que mais escolas da cidade pudessem receber uma sala como essa. Mas sabemos que na Educação as melhorias chegam lentamente, enquanto isso continuamos com a nossa luta", reforçou.
Para a blitz educativa que será realizada nesta quarta-feira (25), para celebrar o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, o Sinte já garantiu presença.