25/06/2014 às 08h56min - Atualizada em 25/06/2014 às 08h56min

Governo regulariza calendário de vacinação do rebanho

Com a regularização do calendário, o trânsito de animais passa a ser facilitado e novos mercados poderão ser abertos

Miriam Sousa-Ccom

O Piauí tem avançado em todos os aspectos e, em relação à agropecuária, os avanços são notórios. Agora, sobe mais um degrau com a adequação do calendário local de vacina de rebanhos ao nacional. Antes, por conta da seca, o período de vacina era nos meses de janeiro e julho, agora, como as chuvas estão regulares, passa a ser em maio e novembro, se enquadrando aos outros estados do Brasil.

O diretor técnico da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), Idílio Moura, afirmou que a normalização do calendário e a certificação internacional do Piauí como área livre de aftosa torna o estado regular e derruba as barreiras sanitárias que ainda impediam o Piauí de avançar no mercado nacional e internacional.

“Estamos dando passos enormes em relação à agropecuária no estado. Através da regularização do calendário e do certificado internacional, nos tornamos fortes no cenário nacional e internacional. Todas as barreiras sanitárias foram derrubadas e com isso, o trânsito de nossos animais será facilitado, podendo chegar a qualquer lugar do mundo”, disse.

O diretor afirmou ainda que através desses avanços novas agroindústrias poderão se instalar no estado.

“Temos que ressaltar também que esses avanços proporcionam um aumento na produção de animais e, além disso, agrega valor ao rebanho atraindo, dessa forma, a instalação de novas agroindústrias no Piauí, como por exemplo, indústrias de laticínios e frigoríficos”, finalizou.

Certificado Internacional de Área Livre de Aftosa

O Certificado Internacional de Área Livre da Aftosa com Vacinação para o Piauí foi concedido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). A solenidade que outorgou o título aconteceu, em Paris, na França, durante a 82ª Assembleia Internacional de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal, no último dia 29.

O governador Zé Filho comemorou o reconhecimento internacional do Piauí como Estado 100% livre da aftosa. O anúncio oficial foi realizado, no dia 31 do mês de maio, durante visita à 44ª Feira Agropecuária e à 2ª Agro Sul, realizadas no Parque de Exposição Raimundo Mamede de Castro, na cidade de Floriano.

O reconhecimento do Piauí como estado livre da febre aftosa o colocará no mesmo patamar dos estados da Região Centro/Sul, permitindo o livre trânsito de animais por todo o Brasil e, principalmente, para outros países. Garantindo que os produtos piauienses derivados de animais terão livre trânsito garantido. Isso dá idoneidade para os produtos de origem animal, bem como os tornará mais competitivos, principalmente, por meio da globalização.

 

 

Foto:Kalberto Rodrigues


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »