25/06/2014 às 21h34min - Atualizada em 25/06/2014 às 21h34min

CEIR realiza entrega de próteses e equipamentos em Corrente

Solenidade emocionante foi realizada no Tatersal

Ascom; Fotos: Cristiano Setragni

Por Viviane Setragni

Foi realizada uma solenidade especial para entrega de próteses e materiais auxiliares a pessoas com deficiência na manhã desta terça-feira (24), no Tatersal. Os equipamentos foram trazidos pela unidade móvel do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), órgão do governo do estado que esteve no município de Corrente nos dias 11, 12 e 13 de março, realizando atendimento direto às pessoas com deficiência física. Estiveram presentes na solenidade a Coordenadora do CEIR móvel, Raquel Brito, o Secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Edivaldo Reis, a vereadora Valéria Lemos, autora da lei que instituiu o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, além de diversos servidores, vereadores e as pessoas que compareceram para receber seus equipamentos.

A deputada Rejane Dias, idealizadora da Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (CEID),  órgão que iniciou sua atuação no Piauí em 2003, declarou, em entrevista por telefone ao Portal Corrente, que a criação do CEIR foi baseada nos problemas constatados na aquisição das próteses existentes no mercado, nem sempre adequadas às especificidades das pessoas com deficiência. “Na maioria dos casos, as pessoas com deficiência adquirem as próteses para corrigir ou auxiliar em algum problema, mas acaba causando outro, pois cada pessoa tem uma necessidade específica que precisa ser levada em consideração ao adquirir esta prótese. Esta excelência somente poderia ser adquirida se as próteses fossem feitas a partir de medidas exatas e individuais, tiradas do próprio paciente, e por este motivo lutamos muito pela criação do CEIR, que hoje cumpre a sua missão de transformar e melhorar a vida de muitas pessoas”, colocou.

A entrega das próteses foi um momento de especial emoção, já que grande parte das pessoas não possuem condições financeiras de adquirir semelhante equipamento.

O Secretário Edivaldo Reis frisou a grande conquista que é para as pessoas deficientes do interior a realização desta ação. “Não há como calcular a importância do CEIR móvel para as pessoas deficientes do interior do Piauí, que jamais teriam acesso ao serviço que aqui está sendo prestado. Ir até os municípios, fazer as medidas individuais e trazer as próteses até estas pessoas em condições sociais muito precárias representa um grande avanço em sua qualidade de vida. O Ceir está de parabéns!”, destacou.

O Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) é a segunda etapa do Complexo Estadual de Reabilitação em Saúde e Educação e é uma realização do Governo do Estado do Piauí com apoio do Governo Federal. Já o projeto Ceir Móvel descentraliza os serviços oferecidos pela Oficina Ortopédica do Ceir, disponibilizando para a população do interior do Piauí o acesso a produtos como: órteses, próteses, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andador, calçados para pés diabéticos, botas, coletes, goteiras, ataduras gessadas e outros meios auxiliares de locomoção, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »