04/07/2014 às 13h02min - Atualizada em 04/07/2014 às 13h02min

Reunião em Corrente forma o Conselho Consultivo do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba

As vinte e duas cadeiras serão ocupadas por instituições governamentais e não governamentais, paritariamente

Portal Corrente; Fotos: Viviane Setragni

Por Viviane Setragni

Foi realizada no município de Corrente, nesta terça-feira (2), uma reunião para formação do Conselho Consultivo do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. Diversos representantes governamentais, de instituições da sociedade civil organizada, como ONGs e associações, e de órgãos ligados ao governo, provenientes de todos os municípios afetados pela área do Parque, estiveram presentes no evento, participando ativamente das discussões e da formação do Conselho.

A reunião foi coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, autarquia do Governo Federal ligada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela gestão das áreas protegidas do Brasil.

No período da manhã e parte da tarde, foi realizada uma oficina para a formação do Conselho Consultivo, onde todos os presentes receberam esclarecimentos referentes ao Parque, como áreas limítrofes, características da biodiversidade, legislação e atribuições do Conselho.

Para a definição das cadeiras do Conselho Consultivo, onze foram designadas para instituições governamentais, como secretarias de meio ambiente dos municípios atingidos pela área do parque, instituições de ensino e pesquisa, como UESPI e IFPI, e órgãos ligados ao meio ambiente;  e onze para instituições não governamentais, como associações comunitárias, ONGs, sindicatos de trabalhadores rurais e sindicatos de produtores rurais, já que o número deve ser paritário.

“O próximo passo será o envio do ofício convite às instituições, para que as mesmas confirmem oficialmente sua participação no Conselho e indiquem os nomes das pessoas que as representarão. Posteriormente, será enviado um ofício à Brasília para a publicação no Diário Oficial, para então dar-se posse, em solenidade que será realizada aqui no município de Corrente”, esclareceu Janeil Lustosa, analista ambiental do ICMBio.

Com a criação do Conselho Consultivo do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, ações e deliberações referentes ao Parque deverão passar pelo seu crivo, já que sua função é ser um fórum democrático de valorização, controle social, discussão, negociação e gestão da unidade de conservação. 

Ao centro, Janeil Lustosa, analista ambiental do ICMBio de Corrente

Polyhanna Ruth Gomes dos Santos, Coordenadora do Curso de Biologia da UESPI, Campus de Corrente (dir.)

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »