24/07/2014 às 19h33min - Atualizada em 24/07/2014 às 19h33min

Estande do EMATER foi destaque na 39ª ExpoCorrente

Ações diárias envolveram demonstração, espaço para comercialização e capacitação de pequenos produtores rurais

Portal Corrente

Um dos estandes que mais chamou a atenção de quem circulou pelo parque de exposição Governador Alberto Tavares Silva, durante a realização da 39ª ExpoCorrente, foi o da Feira da Agricultura Familiar, uma parceria entre a EMATER e a Prefeitura Municipal de Corrente.

Durante o evento, pequenos agricultores familiares do município puderam expor e comercializar a sua produção às milhares de pessoas que circularam pelo parque. Programada para acontecer inicialmente na quinta e sexta-feira, o sucesso da feira superou todas as expectativas, levando agricultores a comercializar seus produtos até no sábado à noite.

Além dos excelentes produtos orgânicos disponibilizados, a produção de farinhada, beiju e rapadura reuniu grande quantidade de expectadores, entre curiosos e nostálgicos.

No estande também foi ministrada a palestra sobre Horta Orgânica, por técnicos do EMATER,  a pequenos produtores rurais da localidade de Pastores, zona rural do município, que inclusive fizeram uma visita técnica à Chácara Boa Vista, no Calumbi, famosa pela sua produção orgânica. A ação foi o primeiro passo para o projeto que será desenvolvido com esta comunidade.

Palestra sobre Horta Orgânica, ministrada pelo Emater

Ao adentrar no parque, o visitante também pôde conhecer uma horta, realizada em parceria entre o EMATER e a UESPI de Corrente, com o objetivo de demonstrar ao público os excelentes benefícios da irrigação rural. Pequenos agricultores cadastrados e selecionados serão contemplados com estes kits, possibilitando um acréscimo considerável na produção de hortaliças e consequentemente na geração de renda dos pequenos produtores rurais.

A ornamentação do estande foi feita com frutas trazidas diretamente dos Platôs de Guadalupe, famosos pela grande produção frutífera, graças aos projetos de irrigação que impulsionaram a economia da região, outrora improdutiva, levando-a a comercializar seus produtos em João Pessoa, São Luís e até na longíncua Belém, no estado do Pará.

Frutas dos Platôs de Guadalupe e artesanato do Piauí fizeram a ornamentação do estande

Artesanatos do Piauí e produtos característicos no estado também marcaram presença, como a cajuína, doces de buriti e inúmeros outros produtos que fazem girar a economia de comunidades rurais e que já são a marca registrada do estado do Piauí.

Produtos do Piauí

A 39ª ExpoCorrente já foi apontada como a melhor feira dos últimos anos, se não a melhor,  e o estande da Agricultura Familiar sem dúvida contribuiu para o feito. A experiência positiva certamente será repetida no ano de 2015, durante a 40ª edição da feira.

 

Fabricação de beiju

aaaaaaaaaaaa

Facricação de rapadura

Farinhada

Pequenos produtores rurais de Corrente

Movimento no sábado à noite

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »