16/07/2014 às 17h23min - Atualizada em 16/07/2014 às 17h23min

Deputado defende pagamentos de contas nas agências bancárias

Agências bancárias do Piauí poderão receber em seus caixas, com atendimento presencial, contas de água, luz, telefone e taxas diversas

Alepi

Agências bancárias do Piauí poderão receber em seus caixas, com atendimento presencial, contas de água, luz, telefone e taxas diversas. O deputado Flávio Nogueira Júnior (PDT) é o autor do Projeto de Lei nº 48 de 2014 que visa estender esse atendimento para todos os usuários, clientes ou não das instituições financeiras.

 

Para o parlamentar a população vem sendo penalizada pela restrição no atendimento que vai de encontro com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) que proíbe aos fornecedores criarem dificuldades para a aquisição de produtos e serviços com pagamentos imediatos.

 

Embora o Banco Central tenha dado autonomia aos bancos para criar convênios, é vedado às instituições financeiras recusar ou dificultar os canais de atendimentos convencionais, inclusive guichês de caixa, pois cabe ao consumidor a escolha do canal de atendimento. Atualmente, as contas de água, luz, telefone e taxas são recebidas em casas lotéricas ou em estabelecimentos credenciados.

 

Flávio Nogueira Júnior defende o projeto como uma medida de grande relevância social e uma forma de fazer valer o direito do consumidor. A matéria aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça 

 

Isolda Monteiro - Edição: Caio Bruno

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp