18/08/2014 às 13h03min - Atualizada em 18/08/2014 às 13h03min

I Forum Comunitário de Corrente foi um sucesso!

Plano de ação será elaborado a partir das discussões

Ascom

Foi realizado na noite da última sexta-feira (15), o I Fórum Comunitário do Selo Unicef de Corrente. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Corrente, com o objetivo de apresentar um diagnóstico da situação da criança e do adolescente no município e a partir da análise dos dados apresentados, elaborar um plano de ação. Estiveram presentes no evento o prefeito Jesualdo Cavalcanti, secretários municipais, vereadores, servidores de diversas pastas, acadêmicos da UESPI e estudantes do IFPI, além de pessoas da comunidade, que encheram o auditório da Casa da Cultura e participaram ativamente.

O Conselho Tutelar, a APAE, as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), de Trabalho e Cidadania (SEMTAC) e a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura (SEMEEC), foram convidados a apresentar, individualmente, as ações realizadas no município voltadas à proteção da criança e do adolescente.

Posteriormente, os presentes foram divididos em quatro grupos, os quais discutiram e apresentaram propostas de ação no município. A partir das sugestões, o plano de ação será definitivamente elaborado e apresentado em novo evento à comunidade. Este plano, quando aprovado, será encaminhado ao UNICEF, que avaliará se o município está apto a receber o Selo Unicef Município Aprovado.

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Para participar da iniciativa, o prefeito municipal deve assinar um termo de adesão e garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). É dado um prazo aos municípios que não possuem um CMDCA ativo, a contar do prazo final das inscrições, para apresentar a lei de criação do conselho e a ata da primeira reunião.

Os municípios são agrupados, de acordo com sua realidade sócio-econômica, e nesta edição são avaliados a partir de três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti colocou: “a luta pela conquista do Selo Unicef é uma das mais sérias contribuições que o município pode oferecer à comunidade. Todas as secretarias estarão empenhadas em fortalecer e valorizar a pessoa humana, através de políticas públicas que trarão uma nova realidade para as crianças e os adolescentes do município”.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »