18/04/2013 às 16h00min - Atualizada em 18/04/2013 às 16h00min

Ministério do Desenvolvimento Agrário discutirá produção de etanol pela agricultura familiar‏

Deputado Jesus Rodrigues é autor do Projeto de Lei que cria o Programa de Microdestilarias de Biocombustíveis

Ascom

 

A Secretaria Nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário formará um grupo de estudos para discutir a viabilidade técnica e econômica da instalação de microdestilarias para a produção de etanol por agricultores familiares. A iniciativa é resultado de uma reunião entre o secretário da pasta, Valter Bianchini, e o deputado federal Jesus Rodrigues (PT).

“Espero e acredito que o estudo será positivo e o resultado desse debate irá sinalizar claramente pela viabilidade da produção de energia pela agricultura familiar. Isso será um grande passo do Governo, porque vai possibilitar que o pequeno produtor possa ser detentor desse tipo de conhecimento, que hoje está nas mãos dos grandes”, ressaltou o deputado.

O secretário Bianchini disse acreditar que um estudo mais apurado pode realmente fundamentar uma inserção maior do Governo nesse campo. Na próxima semana deve ser realizada nova reunião para discutir em que áreas e quais profissionais poderão contribuir com a proposta dentro do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O deputado Jesus Rodrigues é autor do PL nº 2397/11, que tem por objetivo a criação do Programa de Microdestilarias de Biocombustíveis, que permitirá a participação de Associações e Cooperativas na comercialização de etanol. Está em andamento a instalação do projeto piloto de uma microdestilaria em Palmeira do Piauí, que conta com financiamento do Banco do Nordeste para começar a funcionar este ano, produzindo 300 litros de etanol em 8 horas.

Jesus Rodrigues já havia se reunido na quarta-feira (10) com o presidente e com o diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges e Otávio Camargo, respectivamente, para conversar sobre o assunto e propor uma parceria da ABDI com o Ministério do Desenvolvimento Agrário no sentido de levar a proposta adiante. Ambos mostraram-se simpáticos à ideia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp