09/11/2014 às 17h06min - Atualizada em 09/11/2014 às 17h06min

Ciclo de Palestras e Oficinas da Pedagogia da UESPI foi um sucesso!

Mais de 100 acadêmicos participaram do evento

Portal Corrente

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Deputado Jesualdo Cavalcanti, realizou nesta última semana o III Ciclo de Palestras e Oficinas da Pedagogia. Coordenado pela professora Dra. Raimunda Maria da Cunha Ribeiro, o evento contou com uma série de palestras que enfocaram a história, a educação e a realidade do estado do Piauí, além da realização de oficinas.

No dia 4, o professor Charles Uells apresentou uma série de painéis fotográficos que fazem parte da mostra “Paisagens urbanas e rurais de Corrente: o velho e o novo”, de sua autoria. Além do progresso e evolução da cidade, a degradação do Rio Corrente foi o que mais chamou a atenção dos estudantes.

As professoras Ruamma Lobato e Ivanilde Pacheco Cavalcante ministraram a palestra “Paisagens piauienses em foco”, cuja organização também contou com a participação da professora Macária Lobato. Na palestra foram abordados os diversos biomas e realidades geográficas do estado, além de alguns aspectos da história do Piauí.

No dia 5, o vereador e historiador Edilson de Araújo Nogueira ministrou a palestra “História do Piauí: Mocambo, o berço dos nobres”, que fala sobre a sua descoberta que prova que a origem da colonização do estado do Piauí aconteceu a partir do extremo sul. O historiador também apresentou um programa televisivo gravado pela TV Cidade Verde na fazenda Mocambo

.

No dia 6, a professora Joedna Lobato do Amaral Hübner proferiu uma palestra sobre a “Educação pública no Piauí”.

Paralelamente foram ministradas quatro oficinas: uma de “Literatura Piauiense”, pelas professoras Françueza Rocha dos Santos Mascarenhas Lustosa e Claudemira Ascenso, a de “Danças populares”, pela professora Patrícia Araújo, uma sobre “A arte de contar histórias”, pela professora Cleuza de Jesus Neves e “Fotografando as belezas piauienses”, pelos repórteres fotográficos Cristiano Setragni e Viviane Setragni.

No último dia do evento, com a presença do diretor Salomão Cavalcanti, uma socialização de todas as oficinas foi realizada, onde os estudantes puderam apresentar aos colegas um pouco do que foi ensinado.

Todas as palestras e oficinas foram muito bem prestigiadas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura Plena e Pedagogia e até mesmo de outros cursos, como o de Licenciatura Plena em Biologia.

A professora Raimunda Maria da Cunha Ribeiro manifestou sua satisfação com o sucesso das palestras e das oficinas. “Fico muito feliz que todos tenham participado de todas as palestras e que as oficinas tenham sido muito bem aproveitadas e faremos o possível para repetir no próximo ano experiências como esta”.

O diretor Salomão Cavalcanti parabenizou a professora. “A professora Raimundinha está de parabéns, não somente por este evento mas também por todos os projetos que tem desenvolvido na Universidade, como o em parceria com o Museu de Corrente e o da Brinquedoteca, que tem recebido doações e apoio de outras instituições, cumprindo também com o objetivo da UESPI, que é o de promover ensino, pesquisa e extensão”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »