25/11/2014 às 18h30min - Atualizada em 25/11/2014 às 18h30min

Dia Internacional de Combate A Violência Contra A Mulher

Data é celebrada 25 de novembro

CREAS/Corrente

O Dia 25 de Novembro é o dia Internacional de Combate A Violência Contra A Mulher. Sabendo que “nesse mundo desigualdades, toda violação de direitos é violência”, a SEMTAC em parceria com o CREAS, que se caracteriza como unidade de atendimento as diversas violações, se manifesta em favor das mulheres e contra esses atos de covardia.

A violência contra a mulher se torna um problema escandaloso, sabendo que essas violações são comuns ao cotidiano de milhares de mulheres, muitas vezes elas se tornam invisíveis ou são tratadas como algo relativo à esfera familiar. Em função de essas mulheres permanecerem caladas, em um muro de silêncio contínuo, se torna difícil atuar nessa questão social, pois, as poucas vezes em que esses casos chegaram ao atendimento do CREAS, foram por denúncias de terceiros, incomodados ou comovidos pela situação vivenciada por essas mulheres.

Para romper com esse silêncio o CREAS, vem lutando contra essa prática, ofertando atendimento e acompanhamento especializado, em parcerias com as diversas redes de atendimento a violência contra a mulher. Contudo para que ocorra esse atendimento é indispensável, que denuncie essas práticas, assim como também é preciso que essas mulheres que sofreram qualquer tipo de violência doméstica (violência física, psicológica, sexual entre outras, como prever a Lei Maria da Penha) reconheçam a violação e recebam, todo o atendimento necessário.

Em nosso município, possuímos implantado no Hospital Regional, o SAMVVIS ( Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual), no qual tem o objetivo de dar todo o acompanhamento multiprofissional para as mulheres vítimas de violência, não apenas como medicação e exames, mas também psicológico e social. O serviço funciona como porta de entrada, sabendo que, através deste serviço pode ser feito os encaminhamentos necessários, para se tomar as medidas cabíveis.

O dia 25 é o dia Internacional de combate a violência contra a mulher, no entanto essa violência precisa ser combatida diariamente


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »