05/11/2014 às 18h39min - Atualizada em 05/11/2014 às 18h39min

Sessão solene lembra o dia de prevenção ao diabetes

Solenidade atende requerimento do deputado Luciano Nunes (PSDB)

Alepi

O Dia Mundial de Prevenção e Controle do Diabetes (14.11) foi marcado hoje (5) pela realização de uma sessão solene na Assembleia Legislativa, atendendo requerimento do deputado Luciano Nunes (PSDB), que, ao discursar na ocasião, destacou Projeto de Lei de sua autoria em tramitação na Casa que prevê a distribuição de medicamentos e materiais aos portadores da doença.

 

O presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (PMDB), convidou para a mesa de honra a presidente da Associação dos Diábeticos do Piauí (Adip), Jeane Melo, a coordenadora estadual de Atenção à Saúde, Gisela Brito, representando o secretário de Saúde, Mirocles Veras, e o representante da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Francisco Sá de Pádua.

 

Após a execução do Hino do Piauí, o deputado Luciano Nunes disse que o diabetes é uma doença que atinge 12 milhões de pessoas no Brasil, das quais 200 mil no Piauí. Ele assinalou que existe uma previsão de que o Brasil passará da oitava para a quinta posição no número de diabéticos no mundo até 2030, por isso “devemos prevenir e controlar essa doença”. O parlamentar do PSDB declarou que foi um dos idealizadores de instalação do Centro de Atenção ao Diabético e que continuará lutando pela implantação de programas de educação e saúde voltados para o combate à doença.

 

A presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no Piauí, Lúcia Farias, agradeceu os esforços desenvolvidos pelo deputado Luciano Nunes no sentido de melhorar a qualidade de vida dos portadores de diabetes no Estado, enquanto a presidente da Adip, Jeane Melo, disse que se apaixonou pela luta contra o diabetes quando seu filho, Enzo, foi diagnosticado com a doença e sobreviveu de forma miraculosa. Ela, também, agradeceu o apoio do deputado Luciano Nunes, assinalando que fundou a Adip com o objetivo de ajudar os diabéticos do Piauí.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »