08/02/2015 às 22h19min - Atualizada em 08/02/2015 às 22h19min

Projeto de deputado quer que hospitais comuniquem à polícia casos de violência doméstica

Se aprovado, o Projeto de Lei tornará obrigatória a comunicação entre a equipe médica e os representantes da delegacia.

Cidade Verde

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) visitou, nessa quinta-feira (5), a delegada da mulher Vilma Alves, que atende a região central de Teresina. Na oportunidade, o parlamentar apresentou sua proposta que visa o encaminhamento imediato do laudo médico para a delegacia especializada, caso haja o indício de violência doméstica, em especial contra a mulher. Se aprovado, o Projeto de Lei tornará obrigatória a comunicação entre a equipe médica e os representantes da delegacia.

“É um projeto louvável, do qual seremos parceiros. Acredito que deveria ser estendido não só aos hospitais públicos, como também para os particulares, pois é para lá que as mulheres de alta renda são encaminhadas quando sofrem algum tipo de violência. Em muitos casos, o médico não está interessado em intervir naquela situação, mas se a medida vira Lei, aí é outra coisa”, ressalta a delegada Vilma Alves, que se dispôs a colaborar com a estruturação do projeto a ser apresentado nos próximos dias no Plenário da Assembleia Legislativa.

Atuando como médico plantonista há várias décadas, o deputado estadual Dr. Hélio percebeu que os hospitais regionais se configuravam como porta de entrada de muitas pessoas agredidas dentro da própria casa. “Criando esta facilidade, vamos contribuir para que o número de denúncias cresça e assim possamos combater a violência doméstica. Quando a mulher volta para casa, muitas vezes é desencorajada e a Lei vai agir imediatamente após ela ser atendida no hospital que deu entrada”, explica Dr. Hélio Oliveira.

De acordo com dados da Delegacia Especializada da Mulher no Centro de Teresina, diariamente são realizadas de dez a 13 audiências envolvendo casos de pessoas agredidas dentro de casa pelos companheiros ou familiares. Muito embora o número de casos venha crescendo de forma contínua, a Delegacia tem intensificado a quantidade de atendimentos, já tendo audiências marcadas para o mês de abril.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »