08/04/2015 às 10h05min - Atualizada em 08/04/2015 às 10h05min

FESPI e UESPI firmam contrato aguardado há 20 anos

Celebração do Contrato abre a oportunidade para recebimento de recursos

Portal Corrente

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) celebrou, na tarde desta terça-feira (7), o contrato de comodato com a Fundação de Ensino Superior do Sul do Piauí (FESPI), regularizando a situação da instituição no imóvel que ocupa no município de Corrente. Com a celebração do acordo, a UESPI ocupará as instalações da FESPI pelos próximos 20 anos, pondo fim à um impasse que há mais de 20 anos impedia a destinação de recursos para o Campus, um dos maiores do estado.

O presidente da FESPI, Hamilton Pacheco Cavalcanti Júnior, manifestou a sua emoção em participar da solenidade. “Este é um momento muito importante para a FESPI, talvez um dos mais importantes desde a sua criação, e é uma honra poder representa-la. Daqui para frente não há mais empecilho para o Ensino, Pesquisa e Extensão com a celebração deste contrato”, colocou.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti, que também é membro do Conselho da FESPI, destacou. “Por tradição, desde os primórdios, Corrente sempre se preocupou com a educação. Uma região não se faz sem recursos humanos e, há 5 anos atrás, fizemos um levantamento e constatamos que mais de 1.500 pessoas do município e da região já se formaram neste campus. Este é um dia muito importante para todos nós que vestimos a camisa para a instalação de um curso superior em Corrente”.

O reitor Nouga Cardoso, em seu pronunciamento, saudou toda a comunidade acadêmica, e enfatizou a importância que a firmação do contrato representa: “Este acordo está sendo celebrado no momento certo, com a presença de uma ex-reitora da UESPI e atual Secretária de Educação do município, Maria do Socorro Cavalcanti Barros e o prefeito que foi um dos lutadores para a instalação de uma instituição de ensino superior aqui em Corrente. Agradecemos a todos que contribuíram para chegar a este momento, estudantes, imprensa, vereadores e esclarecemos que, com a celebração deste contrato, a UESPI não vai virar as costas para Corrente, pelo contrário, vamos continuar lutando para a melhoria do campus”.

O  reforma das instalações do campus também foi destacada pelo reitor. “Já tenho o compromisso assumido pelo deputado Fernando Monteiro, que já declarou que ainda este ano destinará recursos para a realização de parte das reformas que o campus necessita, bem como o deputado Fábio Novo, que já se manifestou favorável. Tenho também certeza de que o vereador Salmeron Filho estará intervindo junto ao deputado Júlio Arcoverde, e desejamos que outros parlamentares também se juntem à causa e lutem para a destinação de recursos para o campus junto ao governo do estado para as reformas que o campus necessita”, finalizou.

A solenidade foi realizada no auditório do Campus, onde estiveram presentes o presidente da FESPI, Hamilton Pacheco Cavalcanti Júnior, o reitor da UESPI, Nouga Cardoso, a vice-reitora Bárbara Melo, o prefeito de Corrente Jesualdo Cavalcanti Barros, a Secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro Cavalcanti Barros, o Pró-reitor de Administração e Recursos Humanos da UESPI, Raimundo Isídio de Sousa, o diretor do Campus de Corrente, Salomão Cavalcanti, o vereador Edilson de Araújo Nogueira, representando a câmara municipal, e a comunidade acadêmica da instituição. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »