13/05/2015 às 14h04min - Atualizada em 13/05/2015 às 14h04min

Diretor do DNIT garante a Wellington conclusão da BR 235

A estrada de 130,2 km liga as cidades de Gilbués e Santa Filomena e deve ser concluída em junho deste ano.

CCOM

O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro, garantiu ao governador do Piauí, Wellington Dias, na terça-feira (12), a conclusão da BR 235, no trecho de Monte Alegre a Santa Filomena. O diretor deu a garantia, independente do cenário econômico nacional. O assunto também foi tratado em reunião na sede do IBAMA.

A obra foi iniciada em janeiro de 2012. O valor do convênio, firmado em 2007, era de cerca de R$ 122,3 milhões. Com extensão de 130,2 quilômetros, a estrada que liga as cidades de Gilbués e Santa Filomena deve ser concluída em junho deste ano. A intenção do governador Wellington Dias é propor a inauguração pela presidente Dilma Rousseff.

Outro pedido do governador, que estava acompanhado da senadora Regina Sousa (PT-PI) e do superintendente de Representação do Piauí em Brasília, Roberto John, foi agilidade na liberação da licença de instalação para a obra da ponte sobre o rio Parnaíba, na BR 235, no trecho que liga Santa Filomena a Alto Parnaíba. “A BR 235 é uma obra estratégica para o desenvolvimento do Piauí e permite integração da região dos cerrados  do nosso estado com a dos cerrados do Maranhão”, declara.

Governador trata sobre a BR 235 no Ibama( Foto: CCom)

O DNIT ficou de apresentar uma definição sobre a possibilidade de um aditivo ao contrato para construção da ponte ou necessidade de nova licitação. “Com o plano de desenvolvimento sustentável da região do MATOPIBA, acreditamos que as duas obras serão priorizadas pelo Governo Federal. Finalmente vamos ter construída a BR 235, um sonho antigo que desde o primeiro governo do Wellington está na pauta”, comemora a senadora Regina Sousa.

Outro assunto tratado nas reuniões foi a liberação de recursos para trecho da BR 235 na divisa com a Bahia, ligando os município de Caracol, Guaribas e Bom Jesus. “Pelo atraso no Orçamento houve atraso nas liberações. A informação que temos é de que há R$ 40 milhões empenhados. O DNIT está aguardando um posicionamento do Ministério da Fazenda para fazer cronograma de liberação para todas as obras”, acrescenta o governador.

A aprovação do projeto da BR 222, que já tramita há oito anos, é outro pleito do governador. “Quero a inclusão da BR 222 no PAC 3, entre as obras estratégicas do Piauí”, afirmou ele, que também solicitou a participação do DNIT no alargamento das BR 316 e 343, nas saídas de Teresina, e que dependem de uma decisão da Casa Civil. Há posição favorável da parte do DNIT e do Ministério dos Transportes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »