19/05/2015 às 17h05min - Atualizada em 19/05/2015 às 17h05min

Governo do Piauí e Unicef lançam “Palavra de Criança 2015”

A Fundação das Nações Unidas para a Infância, em parceria com o Governo do Piauí, lançou o programa Palavra de Criança 2015.

CCOM

A Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Governo do Piauí, lançou, nesta terça-feira (19), o programa Palavra de Criança 2015.  Na solenidade, 79 prefeitos receberam o certificado de alfabetização de crianças na idade certa e assinaram um contrato firmando o compromisso com os oito objetivos do programa para este ano.

Para o governador Wellington Dias, a alfabetização na idade correta é fundamental para a qualidade da Educação no Estado. “Um de nossos objetivos é a qualidade da educação no Estado, e o pilar disso são nossas crianças aprendendo a ler e escrever na idade certa”, declarou.

O Palavra de Criança foi implantando pela primeira vez no Piauí em 2008, quando havia um índice de menos de 50% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental sabendo ler, escrever e compreender um texto simples. Segundo dados de 2013, 69,1% dos alunos até o 3º ano do ensino fundamental estão alfabetizados na idade correta.

“Com a reativação do programa Palavra de Criança, estamos também fazendo um trabalho preventivo para que essas crianças cheguem ao ensino médio em plenas condições de assimilarem o conhecimento. O programa está dando certo e nosso interesse é melhorar o ensino no Piauí”, afirma a Secretária de Estado da Educação e Cultura, Rejane Dias.

O programa Palavra de Criança foi elaborado por profissionais da educação do Piauí e é referência para o programa nacional. “O Governo Federal está fazendo um grande esforço de alfabetização de crianças com o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), inspirado no Palavra de Criança, genuinamente piauiense”, afirma o diretor da Unicef no Ceará, Rui Aguiar.

A meta do Palavra de Criança 2015 é assegurar uma alfabetização integral para os alunos. “Nosso principal desafio é garantir a educação integral, sobretudo com educação infantil e ensino fundamental. Estamos pensando na educação completa da criança de zero a 10 anos”, afirma Rui Aguiar.

Os oito objetivos do programa para este ano são:

  • Acesso de cada crianças à Educação Infantil aos quatro anos de idade;
  • Todas as turmas de Educação Infantil e dos três anos iniciais do Ensino Fundamental cumprindo 200 dias e 800 horas letivas anuais;
  • Todas as crianças frenquentando Centros de Educação Infantil e escolas por 200 dias e 800 horas anuais;
  • Todas as secretarias Municipais de Educação atendendo a condições básicas para acompanhamento pedagógico das ações da Educação Infantil e dos três anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Todo Centro de Educação Infantil e escolas promovendo ações de integração das famílias aos processos de aprendizagem de suas crianças;
  • Todas as crianças matriculadas no 2° ano do ensino fundamental sendo avaliadas quanto ao nível de alfabetização;
  • Todos os professores (a) da Educação Infantil e dos três anos iniciais do ensino fundamental capacitados para fazer o acompanhamento individualizado da aprendizagem de cada criança de sua turma;
  • Pelo menos, 70% das crianças em condições de ler, escrever e compreender um texto adequado a sua idade ao final do segundo ano do ensino fundamental.

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