05/06/2015 às 15h59min - Atualizada em 05/06/2015 às 15h59min

Governo envia a Alepi projeto que amplia negociação de débitos

Projeto de Lei permite a dispensa ou redução de multas e de juros relacionados com o ICMS.

CCOM

e evitem a inclusão do nome no Serasa, o Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que altera a Lei que dispõe sobre dispensa ou redução de multas e de juros relacionados com o ICMS (lei nº 6.439 de 25 de novembro de 2013), para que os contribuintes com débitos  acima de R$ 5 milhões, compreendendo matriz e filiais, tenham a oportunidade de parcelar esse débito em 180  meses, com redução de 20% nas multas e juros.

“O nosso objetivo é oportunizar aos contribuintes do ICMS opção mais simples e ampla de parcelamento de débitos para que eles possam superar os obstáculos que os impedem de cumprirem com suas obrigações tributárias, tornando-os inadimplentes, e, consequentemente, sujeitos às sanções imposta pela lei tributária vigente”, afirma o secretário Estadual da Fazenda, Rafael Fonteles.

Além disso, o secretário também justifica o interesse público na recuperação desses créditos tributário, uma vez que esses recursos podem ser aplicados em investimentos para o Estado, beneficiando, dessa forma, a população piauiense.

O referido projeto de lei também permite que os contribuintes que não aderiram na campanha passada do REFIS, cuja adesão tinha ser feita até o prazo de 31 de outubro de 2014, tenham uma nova oportunidade de se regularizarem, mas dessa vez com condições mais vantajosas, que são as seguintes: maiores percentuais de redução de juros e multas e um prazo maior para parcelar o débito.

Neste caso, eles vão ter a mesma vantagem da campanha atual, ou seja, do REFIS 2015, sendo beneficiado com um prazo mais longo de 120 meses, e, se tiveram débitos acima de R$ 5 milhões, esse prazo pode ser alongado até 180 meses.     

O projeto de lei ainda será submetido à aprovação dos deputados estaduais, tanto nas comissões como no plenário da Assembleia Legislativa.

SEFAZ intensifica divulgação do REFIS 2015 junto à entidades representativas dos contribuintes

A campanha do REFIS 2015 está sendo amplamente divulgada, tanto por meio de campanha, como junto aos órgãos relacionados aos contribuintes do estado. A Secretaria Estadual da Fazenda está enviando pessoal para participar de reuniões com representantes de associações e entidades ligadas aos contribuintes para pedir apoio na divulgação da campanha.

Nesta quarta-feira (03), por exemplo, a SEFAZ participa de uma reunião na Associação Comercial do Piauí, às 18h30, para tratar sobre a anistia. O Gerente de Atendimento da Regional Centro/Norte, Irã Pimentel, representará a Fazenda.

Na última terça-feira (02), o diretor da Unidade de Atendimento da Sefaz, Paulo Roberto de Holanda Monteiro, participou de uma reunião com representantes da Associação Industrial do Piauí (AIP) para tratar sobre o assunto.

O próprio secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, já pediu o apoio das instituições durante uma reunião realizada em maio no Centro Administrativo.   

Além disso, as regionais de atendimento da Sefaz, na capital e no interior, também estão realizando reuniões com supervisores e demais servidores para intensificarem a campanha nos municípios. Eles também estão se reunindo com contadores e representantes de associações e entidades dos contribuintes para pedir apoio na divulgação da campanha. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »