10/06/2015 às 20h41min - Atualizada em 10/06/2015 às 20h41min

Prefeitura de Corrente comemora resultado do Programa de Calcareamento e Adubação do Solo

Programa foi executado em aproximadamente 200 pequenas propriedades rurais. Meta para a próxima etapa é atingir o dobro de beneficiários.

Ascom

O Programa de Adubação e Calcareamento do Solo, executado pela Prefeitura de Corrente, tem apresentado significativa diferença na produção agrícola do município. O resultado positivo está claro em uma amostra trazida pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Dr. Hélio Paranaguá, que esteve com o prefeito Jesualdo Cavalcanti na manhã de hoje.

“Esta amostra foi enviada pelo agricultor Manoel Mendes Batista Filho, do Morro Redondo, e aqui podemos perceber a diferença entre a agricultura praticada sem a correção do solo e o resultado após o emprego da tecnologia. Este milho foi plantado na mesma propriedade, porém o menor é de uma área que não teve o solo corrigido e a amostra maior é da área corrigida”, explica Dr. Hélio.


À esquerda, milho produzido em solo sem correção. Á direita, milho produzido em solo
corrigido, ambos na mesma propriedade rural e plantados na mesma época

O prefeito afirma que diante dos resultados solicitará ao Ministério do Desenvolvimento Agrário a duplicação do valor do Programa. “O programa atendeu cerca de 200 beneficiários e nossa meta é ampliar para o dobro deste número,  ampliando o acesso de todos os pequenos produtores rurais, que assim como os grandes produtores também deve ter acesso à tecnologia e à melhoria da sua produção”, enfatiza.

 A experiência realizada no município de Corrente está sendo monitorada pelos técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agropecuário, Pesca e Abastecimento  (MAPA) para posterior aplicação em outros municípios, já que a iniciativa é inédita. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »