15/06/2015 às 10h36min - Atualizada em 15/06/2015 às 10h36min

Escritor correntino lança livro na Academia Piauiense de Letras

Conflito armado entre José Honório Granja e a família Lustosa Nogueira é o tema do livro

Portal Corrente

A Academia Piauiense de Letras e a Universidade Federal do Piauí farão no próximo sábado, 20 de junho, o lançamento O Sertão Piauiense em Pé de Guerra: o conflito armado entre José Honório Granja e a família Lustosa Nogueira (1922-1926), do escritor correntino Laécio Barros Dias.

A obra analisa os impasses surgidos no processo de consolidação da República brasileira no estado do Piauí, sobremaneira os conflitos entre as elites locais durante o rearranjo das forças políticas após a implantação do novo regime. Tem como pano de fundo um conflito armado envolvendo dois grupos rivais nos municípios de Corrente e Parnaguá, localizados na região extremo sul do estado entre 1922 e 1926.

Estruturado em três capítulos, no primeiro deles o livro analisa uma série de eventos que pode ser apontada como motivadores do conflito. No segundo capítulo, discorre sobre a intervenção governamental e os eventos concretos que o marcaram e em seu terceiro capítulo, a obra analisa os desdobramentos do evento, dando ênfase aos discursos construídos em torno do mesmo e suas implicações políticas, econômicas e sociais.

A solenidade de lançamento será realizada na Sede da Academia Piauiense de Letras, no Auditório Acad. Wilson de Andrade Brandão, a partir das 10h. A Academia está localizada na Av. Miguel Rosa, 3300/S. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »