20/06/2015 às 11h34min - Atualizada em 20/06/2015 às 11h34min

Abelhas do Piauí são homenageadas em selos

Selo Abelhas Brasileiras Melíponas apresenta seis espécies presentes em território brasileiro.

CCOM

Nesta quarta (17), no auditório da SDR, o Governo do Estado por meio da Secretaria do desenvolvimento Rural e o Ministério das Comunicações e os Correios, realizaram solenidade de lançamento de selos das abelhas sem ferrão brasileiras.

Participaram do evento o secretário Francisco Limma; a diretora adjunta dos Correios, Arabela Matos Albano; o presidente da Federação das Entidades Apícolas do Piauí (Feapi) e diretor da Casa Apis, Antônio Leopoldino Dantas Filho, o Sitonho, e o presidente do Clube Filatélico do Piauí, Tony Ferreira.

Durante a abertura do evento, a pesquisadora da área de apicultura da Embrapa, Maria Tereza do Rego Lopes, fez uma apresentação sobre as abelhas melíponas (sem ferrão) e, em seguida, foi realizado o lançamento do selo comemorativo Abelhas Brasileiras Melíponas - Abelhas Sem Ferrão”, apresentando as seis espécies de abelhas presentes em território brasileiro.

Segundo a diretora adjunta, Arabela Matos, a escolha do tema dos selos é realizado por meio do site da empresa. “O tema é escolhido pelos internautas no ano anterior ao lançamento. Depois, as propostas são escolhidos e aprovadas pela comissão de filatelia. Neste caso, foram mais de 800 propostas sugerindo o tema relacionado as abelhas melíponas. O mais importante é que as abelhas ficarão conhecidas, mostraremos a riqueza natural do Piauí em todo o país, esta é a importância do selo: divulgar a cultura dos estados", informa.

O secretário Francisco Limma avalia que é muito importante para o governo ações em comum com outros órgãos e empresas que tem como objetivo o desenvolvimento rural do Piauí. “O governador tem como meta o investimento em 20 cadeias produtivas, incluindo o mel. Há 5 anos, tivemos uma queda na produção devido à estiagem e estamos nos preparando de maneira preventiva com planejamento, para enfrentar as irregularidades climáticas e esta espécie de abelha, mais resistente, pode ajudar neste processo de reposição do apiário. Isso precisa ser divulgado, todos aqui presentes, com destaque para os Correios estão de parabéns pela iniciativa”, concluiu o secretário.

Os nomes populares das abelhas melíponas são: uruçu-do-chão, uruçu-amarela, jandaíra, raí, jataí da terra e jati.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »