20/07/2015 às 10h27min - Atualizada em 20/07/2015 às 10h27min

Corrente sai na frente no MATOPIBA e promove o I Simpósio de Desenvolvimento Regional

Governador Wellington Dias destaca importância estratégica de Corrente para o Piauí, dentro do MATOPIBA

Ascom

A Prefeitura Municipal de Corrente, em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI promoveu no último sábado (18/07), durante a programação da 40ª ExpoCorrente, o I Simpósio de Desenvolvimento Regional com o objetivo de discutir o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, lançado pelo Governo Federal.

O evento contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Kátia Abreu; do secretário de Desenvolvimento Rural – SDR, Francisco Limma; da vice-governadora, Margarete Coelho; do presidente da Codevasf, Felipe Mendes; além de autoridades federais, estaduais e municipais.

O prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcanti, destacou a importância que o Jalapão representa para o município de Corrente, desde 1890, quando a Câmara de Vereadores encaminhou ao então governador uma carta solicitando a construção da estrada que diminuiria de 25 para 16 léguas a sua distância. “Quando a ministra Kátia Abreu assumiu o seu cargo, tive certeza de que Corrente estaria representada junto ao Governo Federal e com a criação do MATOPIBA, esta certeza ficou ainda mais alicerçada”.

“Como prefeito de um município situado nos confins do estado do Piauí, estando a 900km da capital; a capital do Tocantins, Palmas, funciona mais para nós propriamente do que a capital do nosso estado e por isso tenho uma solicitação a fazer à Ministra, já abraçada pelo governador Wellington Dias, que é a construção da estrada para o Jalapão. Estes primeiros 12km, construídos com recursos da CODEVASF, precisam ter continuidade. Além da prefeitura e da CODEVASF, a partir de agora ela também está entregue à Vossa Excelência e ao Governador Wellington Dias”.

O presidente da CODEVASF, Felipe Mendes fez uma apresentação sobre a situação estratégica de Corrente em relação ao MATOPIBA e a sua integração econômica-regional com o sul do Piauí, do oeste da Bahia, do leste do Tocantins e do Maranhão.

Wellington Dias apresentou durante o evento as metas, projetos e ações a serem desenvolvidas para que haja o desenvolvimento econômico e sustentável no estado. “No primeiro semestre tivemos um crescimento de 5,1% na economia e isso é significativo para o estado. Temos desafios para o escoamento da produção da agricultura e para isso é necessário investimentos em rodovias, ferrovias, hidrovias fazendo ligação com os estados de Tocantins e Bahia. A presidente Dilma Rousseff liberou R$ 410 milhões para investimentos do Matopiba na área energética aumentando a carga elétrica dessa região, trazendo investidores”revela.

A ministra Kátia Abreu, em seu pronunciamento, revelou que o Governo Federal irá apoiar o desenvolvimento sustentável dos produtores do MATOPIBA. “O Matopiba veio corrigir erros do passado e está amparado em três focos de desenvolvimento como infraestrutura; inovação, tecnologia e qualificação profissional e classe média. Nessa fronteira do desenvolvimento devemos destacar o que é vocação e o que o mercado precisa respeitando as características de cada estado. E, aqui, elogio Wellington Dias por dividir com seus companheiros as possibilidades de levar de porta em porta esse desenvolvimento” frisa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »