06/08/2015 às 17h01min - Atualizada em 06/08/2015 às 17h01min

Aeroporto de São Raimundo é homologado pela Anac

O aeroporto deve ser inaugurado no final do mês de agosto. A inscrição no cadastro de aeródromos brasileiros tem validade de dez anos.

CCOM

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou, nesta quarta-feira (5), no Diário Oficial da União a autorização de voos para o aeroporto de São Raimundo Nonato, permitindo que o terminal possa receber voos comerciais. O aeroporto deve ser inaugurado no final do mês de agosto. A inscrição no cadastro de aeródromos brasileiros tem validade de dez anos.

De acordo com o Secretário de Transportes, Guilhermano Pires, nas próximas 48 horas, as informações devem ser divulgadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo permitindo que as operações possam ser efetuados no aeroporto. “Assim que publicada as empresas nacionais que desejem fazer voos comerciais já podem solicitar para operar em São Raimundo Nonato, diretamente com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). A empresa Piquiatuba já mostrou interesse em ofertar voos com aeronaves de até 30 passageiros na linha Brasília-Petrolina-São Raimundo Nonato-Floriano e outra linha em direção a Imperatriz. A expectativa é que em breve ofereçam outros destinos, pois estamos aptos a receber aeronaves de grande porte, o que vai beneficiar o turismo e a economia da região”, comemora o gestor.

A governadora em exercício, Margarete Coelho, também comemorou a homologação por entender que não é apenas uma obra isolada, mas que irá beneficiar toda a região. “A Serra da Capivara é um dos destinos mais atraentes do nordeste e do mundo pela sua riqueza histórica, cultural e ambiental.  O turismo é uma das indústrias mais inclusivas e envolve uma cadeia de empregabilidade, desde o vendedor de pirulito ao vendedor de passagens aéreas. O aeroporto de São Raimundo Nonato vai abrir as portas do Piauí para o mundo e os turistas vão chegar com dignidade e estimulados a chegar a usufruir de tudo que a região tem a oferecer”, diz .

A pista do aeroporto possui 3.578,08 metros quadrados de área construída e balizamento noturno. O terminal possui um projeto moderno e inovador, com a estrutura no formato de uma capivara, que é um animal símbolo da região, tendo dois andares, guichês, sala de embarque e desembarque, além de auditório para a realização de eventos e posto do Corpo de Bombeiros. 

O governador Wellington Dias já foi comunicado sobre a publicação da portaria de cadastro do aeroporto Serra da Capivara, de São Raimundo  Nonato, no cadastro nacional de aeródromos. O governador, que chegou dos Estados Unidos nesta manhã, já cumpriu agenda em Brasília, inclusive na sede da Infraero, onde  tratou da renovação de convênio do Aeroporto de Parnaiba. "Há muito esperamos por essa boa notícia", ressaltou.

De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei n° 7.565, de 19 de dezembro de 1986), “nenhum aeródromo civil poderá ser utilizado sem estar devidamente cadastrado”, sendo que “os aeródromos públicos e privados serão abertos ao tráfego através de processo, respectivamente, de homologação e registro ”.

A próxima etapa, de acordo com o chefe de Gabinete da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Fernando Ferreira, será o envio para inserção das informações nas publicações aeronáuticas,  sob responsabilidade do Comando da Aeronáutica.

O cadastro de aeródromo tem validade de dez anos, podendo ser renovável por igual período, desde que mantido nas condições técnicas para as quais foi aberto ao tráfego aéreo.

A homologação é um dos requisitos para a certificação operacional de um aeroporto. Atualmente, os aeroportos brasileiros com movimentação superior a um milhão de passageiros por ano estão em processo de certificação.

 

Portaria sobre o aeroporto de São Raimundo Nonato( Foto: DOU)

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp