14/08/2015 às 14h41min - Atualizada em 14/08/2015 às 14h41min

Audiência pública na Assembleia discutirá o femicídio

A audiência pública foi solicitada pela deputada Flora Izabel (PT) e acontecerá no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí

Alepi

Será realizada na próxima terça-feira, (18) audiência pública para discutir a temática do Femicídio no Estado e na capital Teresina. A audiência pública foi solicitada pela deputada Flora Izabel (PT) e acontecerá no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, a partir das 9 horas.

 

“A expressão máxima da violência contra a mulher é o ódio. As mortes de mulheres decorrentes de conflitos de gênero, pelo fato de serem mulheres, sã denominados femicídio ou feminicídio, que são crimes, geralmente, perpetrados por homens, principalmente parceiros ou ex-parceiros”, esclarece a parlamentar.

 

A deputada diz também que grande parte da violência praticadas contra a mulher decorre de situações de abusos no domicílios, além de ameaças ou intimidações, violência sexual, ou situações nas quais a mulher tem menos poder ou menos recursos que o homem. Segundo ela, os parceiros íntimos são os principais assassinos de mulheres.

 

“Aproximadamente, 40% de todos os homicídios de mulheres no mundo são cometidos por um parceiro íntimo. Em contraste, essa proporção é próxima a 6% entre homens assassinados. Ou seja, a proporção de mulheres assassinadas por parceiros é de 6,6 vezes maior do que a proporção de homens assassinados por parceiras”.

Flora Izabel diz ainda que no Brasil, no período de 2001 a 2011, estima-se que ocorrem mais de 50 mil feminicídios, o que equivale a aproximadamente, cinco mil mortes por ano.

 

“Acredita-se que grande parte destes óbitos foram decorrentes da violência doméstica e familiar contra a mulher, uma vez que aproximadamente um terço deles tiveram  domicílio como local de ocorrência”, acrescentou. 

 

Lindalva Miranda - Edição: Katya D'Angelles


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »