20/08/2015 às 20h08min - Atualizada em 20/08/2015 às 20h08min

Maçons são homenageados em sessão especial na Alepi

Sessão Solene foi proposição feita pela deputada Flora Izabel(PT)

Alepi

Foi realizada na manhã de hoje (20), no plenário da Assembleia Legislativa do estado do Piauí (Alepi), Sessão Solene em homenagem ao Dia do Maçom, proposição feita pela deputada Flora Izabel(PT). A Sessão foi aberta pelo presidente da Casa, Themístócles Filho (PMDB), que referendou a importância da Maçonaria e falou sobre o surgimento da Ordem no Brasil. O presidente fez o convite para a composição da Mesa e delegou à deputada Flora Izabel para fazer seu pronunciamento e logo depois, presidir a Sessão Solene.   

A deputada Flora saudou à Mesa, ao seu pai, que também é maçom, a todos os convidados, maçons, presentes, às famílias que estavam assistido a homenagem e enalteceu o trabalho da Rádio e TV Assembleia, que estavam transmitindo o evento ao vivo. “É um momento de grande importância para todos nós e também de credibilidade e servicitude da Maçonaria, a mais antiga organização fraternal para os homens do mundo”, disse a parlamentar.

Ela discorreu ainda sobre a origem da Maçonaria e disse ser esta, uma instituição extremamente filantrópica, filosófica e tolerante, em luta em prol da sociedade. Flora Izabel disse também que é marcante a presença da Maçonaria no país. A deputada lembrou que em vários países já existem Lojas Maçônicas compostas por mulheres e que espera que essas Lojas cheguem ao Brasil.

Ao final da fala da deputada Flora Izabel o presidente Themístocles Filho ressaltou sobre a possibilidade de Lojas Maçônicas serem instaladas no Brasil e no Piauí e que a deputada já estaria inscrita para participar de uma das Lojas no Estado.
 
GRÃO MESTRE DO GRANDE ORIENTE INDEPENDENTE -   O Grão Mestre do Oriente Independente, José Wellington de Almeida Campelo falou sobre os princípios da Maçonaria, que se baseia nos princípios básicos da liberdade, igualdade e fraternidade. Segundo ele, a fraternidade de respeito é o primeiro mandamento em que se baseia a Ordem Maçônica, que prima pela busca da liberdade. “Os maçons mais conscientes se sentem obrigados em pesquisar a busca pela verdade”. Ai final de seu discurso, o Grão Mestre agradeceu a deputada Flora Izabel pela autoria do Projeto de Lei que estabelece do Dia Estadual do Maçom.

O também Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil Piauí, José Antonio Dias, falou da importância do Projeto de Lei para a sociedade da Maçônica e parabenizou a iniciativa da parlamentar. “Homenagem justa para s maçons piauienses. “O papel da Maçonaria é difundir a igualdade de direitos, a liberdade de expressão, assim como a fraternidade para co todos. Continuamos agregando grandes homens e valorizando a família. Temos em nossas ações diárias a busca, constante, por uma sociedade mais justa e solidária”, disse o Grão Mestre José Antonio, que enfatizou o trabalho dos parlamentares, em aprovar por unanimidade, o Projeto de Lei do Dia do Maçom.

 
GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO PIAUÍ  - O representante da Grande Loja Maçônica do Piauí, Ronaldo Calisto-Inspetor Litúrgico, ressaltou sobre a importância da mulher na Maçonaria e da propriedade com que a deputada Flora Izabel defendeu a possibilidade de que as Lojas Maçônicas possam também serem abertas no Brasil. Segundo ele, a deputada é uma forte candidata a participar da Maçonaria. Ronaldo Calisto também agradeceu a deputada pelo Projeto de Lei e finalizou seu discurso dizendo que muitos irão e outros virão e que a Maçonaria será eternizada e saudou o Dia do Maçom.

 

Lindalva Miranda - Edição: Katya D'Angelles 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »