26/08/2015 às 15h49min - Atualizada em 26/08/2015 às 15h49min

Marden exige nomeação de 118 policiais civis

Deputado denuncia ainda que Polícia Civil está sendo vítima de terceirização

Alepi

Ao discursar hoje (26), o deputado Marden Menezes (PSDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, fez um apelo ao governador Wellington Dias para que nomeie 118 agentes de polícia aprovados em concurso público. Marden considerou chocantes dados que indicam a redução nos investimentos em segurança pública no Piauí, que caíram de 5% do orçamento do Estado em 2009 para 1,4% em 2014 e a existência de uma relação de apenas 1,4 policial civil para cada município.

Marden Menezes disse que vai conversar com integrantes da bancada governista no sentido de que possam intermediar a realização de uma audiência com o chefe do Executivo estadual para discutir a nomeação dos concursados. “O que se observa agora é que a Polícia Civil é vítima da terceirização, pois há denúncia de que existe até terceirizado fazendo inquérito, enquanto o Estado tem um deficit de 1.364 agentes”, declarou ele, assinalando que os concursados já realizaram o curso de formação e estão aptos a iniciar suas atividades.

O parlamentar do PSDB acrescentou que o Governo do Estado anunciou que iria divulgar até ontem (25) um cronograma de nomeações dos concursados, o que ainda não ocorreu. “Os aprovados no concurso até agora não foram recebidos pelo governador, embora esperem que isso venha a acontecer o mais breve possível”, acentuou Marden Menezes.

Em aparte, o deputado Evaldo Gomes (PTC) disse que está solidário com os concursados e defendeu que sejam nomeados. O deputado Robert Rios (PDT) afirmou que a situação da segurança pública é gravíssima, pois mais de 130 cidades piauienses não contam com delegados e agentes, enquanto delegacias foram fechadas em Teresina e apoiou as nomeações. O deputado Rubem Martins (PSB) pediu que os agentes sejam nomeados imediatamente.

O deputado Dr. Pessoa (PSD) disse esperar que o governador se sensibilize e nomeie os aprovados, enquanto o deputado Firmino Paulo (PSDB) informou que solicitou ao secretário de Governo, Merlong Solano, que hoje visitou a Assembleia, que marque uma audiência com o governador Wellington Dias para tratar do assunto com representantes dos concursados.

Por sua vez, o deputado Antônio Félix (PSD) afirmou que os gastos do Governo com pessoal não ultrapassam o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, por isso os futuros agentes podem ser nomeados. O deputado Joel Rodrigues (PTB) disse que foi informado pelo secretário de Segurança, Fábio Abreu, de que o cronograma de nomeação dos concursados será anunciado até o início de outubro.

O deputado Dr. Hélio Oliveira (PTC) afirmou que a nomeação dos concursados deve ser prioridade e que o Governo deve fazer todo esforço para que isso ocorra. Ele garantiu que ajudará a intermediar um encontro entre o governador e representantes dos concursados. O deputado Robert Rios (PDT) pediu que os entendimentos sejam mantidos com o vice-líder do Governo, deputado Júlio Arcoverde (PP), e Marden Menezes disse que, também, vai conversar com o parlamentar progressista. A sessão foi acompanhada por concursados que compareceram à Assembleia.

J. Barros      Edição: Paulo Pincel

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »