09/09/2015 às 22h53min - Atualizada em 09/09/2015 às 22h53min

Sessão solene homenageia Dia Estadual da Consciência Negra

Sessão contou com presença de entidades de defesa dos direitos humanos e de movimentos negros nacionais

Alepi

Convocada por requerimento do deputado Aluisio Martins (PT), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quarta-feira (09) sessão solene em comemoração ao Dia Estadual da Consciência Negra, que é comemorado no dia 06 de setembro.

 

A sessão foi bastante prestigiada em contou com as presenças de representantes da Câmara Municipal de Teresina, da Defensoria Pública e do Governo do Estado; além de entidades de defesa dos direitos humanos e de movimentos negros nacionais.

 

Ao saudar os presentes, o deputado Aluisio fez um breve relato da implantação do dia da consciência negra do Piaui, graças ao projeto de lei do então deputado Olavo Rebelo, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, em setembro de 1999.

 

Segundo Aluisio, Olavo quis fazer uma homenagem à escrava piauiense Esperança Garcia que em 06 de setembro de 1870 escreveu uma carta para o governador denunciando os abusos que os negros piauienses sofriam. Ela foi uma pioneira no Brasil neste tipo de denúncia.

 

Aluisio disse que tem havido avanços na legislação brasileira para garantir direitos aos negros, embora problemas raciais ainda aconteçam em todo o país. “A pessoa não pode ser julgada pela cor da pele. Enquanto houver preconceito não haverá igualdade”, disse o deputado.

 

Em seguida fez uso da palavra a vereadora Rosário Bezerra (PT), representante da Câmara dos vereadores.

 

Todos exaltaram a coragem da escrava piauiense Esperança Garcia mas também reconheceram os avanços e conquistas da raça negra brasileira, como leis da igualdade racial e das cotas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »