19/09/2015 às 06h25min - Atualizada em 19/09/2015 às 06h25min

São Raimundo Nonato desbanca o Rio de Janeiro e vai sediar a 4ª edição do Congresso Nacional do Cangaço

Evento acontecerá entre os dias 27 e 31 de outubro

CCOM

O Congresso Nacional do Cangaço será realizado em São Raimundo Nonato, entre os dias 27 e 31 de outubro de 2015, na sede do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Na sua IV edição, o evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudo do Cangaço, promove discussão em torno de questões que envolvem o legado deixado pelo cangaço na cultura nordestina, além de destacar a atuação do estado do Piauí nessa jornada histórica.

O tema do encontro será “Caatinga: Patrimônio Cultural e Natural”, uma alusão aos 100 anos da seca do quinze, uma das maiores estiagens ocorrida no Brasil. O evento também aborda o papel do Piauí na cultura do cangaço, principalmente o interior do estado, comenta Leandro Cardoso, sócio da Sociedade Brasileira de Estudo do Cangaço e organizador do evento.

“O próprio Lampião não andou no Piauí, por isso, às vezes, o estado acaba sendo esquecido quando se trata do cangaço, mas o homem que chefiou Lampião, Sinhô Pereira, foi combatido pela polícia de São Raimundo Nonato, na região da cidade de Caracol, tendo ocorrido mais de um combate e uma reviravolta nos planos do bando”, explica o pesquisador.

O evento é marcado por duas conferências, uma de abertura, com a presença do professor Cineas Santos; e uma conferência de encerramento, com o professor da Univasf, José Alves, abordando o ambiente biológico e cultural desenvolvido na Caatinga. O último dia do evento, 31 de outubro, será disponibilizado para visitas ao Parque Nacional da Serra da Capivara e ao Museu do Homem Americano.

Durante a programação, serão realizadas oficinas, simpósios temáticos, exposições, exibições de filmes e mesas-redondas sobre turismo, cinema, antropologia e música do cangaço, essa com a presença do cantor pernambucano Siba, ex-integrante do grupo Mestre Ambrósio.

O congresso é realizado pela Sociedade Brasileira de Estudo do Cangaço (SBEC), organização que há mais de 20 anos reúne pesquisadores e estudiosos de temas relacionados ao Nordeste. A última edição da conferência, dois anos atrás, foi em Vitória da Conquista (BA), contando com a presença de pesquisadores do Brasil inteiro. Além do Congresso Nacional do Cangaço, outros eventos são realizados com temática semelhante, como o Fórum Nacional do Cangaço e o Seminário Cariri Cangaço.

Sócio da entidade e autor do livro “Lampião, medicina e cangaço”, publicado em 2005, Leandro Cardoso ressalta a importância do congresso para o estado do Piauí. “É uma oportunidade de contar a história do cangaço e mostrar um pouco das suas raízes para o povo piauiense e também para estudiosos de todo o Brasil”, acentua.

 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de outubro pelo site do congresso: www.congressonacionaldocangaco.com.br.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »