02/10/2015 às 11h01min - Atualizada em 02/10/2015 às 11h01min

Secretários de Saúde do Extremo Sul realizam reunião da Comissão Intergestora Estadual em Corrente

Ações da CEREST, Redes de Atenção à Saúde e Rede de Oncologia foram os principais temas tratados

Ascom

Secretários municipais de Saúde do extremo sul do estado do Piauí estiveram reunidos em plenária junto à Comissão Intergestora Regional (CIR) do Território Chapada das Mangabeiras, realizada no dia 29 de setembro, no Complexo de Saúde Dr. Misael Dourado Guerra, município do Corrente.

A reunião teve como objetivo a apresentação e discussão sobre a pactuação das Redes de Atenção à Saúde, que englobam a Rede Cegonha; a rede de Saúde Mental, a Rede de Urgência e Emergência e a Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência. "Nossa referência continua sendo a cidade de Floriano, com exceção da Rede de Oncologia, que ainda está em discussão junto à SESAPI", coloca Edivaldo Reis, secretário de Saúde de Corrente.

Também foi deliberado que um ofício será enviado à Coordenação Estadual de Saúde Mental solicitando informações quanto à liberação de leito psicossocial para o Hospital de Regional de Bom Jesus.

A enfermeira do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Jetirana Pinheiro, também presente ao encontro,  destacou a importância dos serviços de saúde do trabalhador nos municípios, informando que a equipe CEREST estará articulando com os secretários municipais a realização de cursos para diferentes categorias profissionais, como moto-taxistas, manicures, mecânicos, agricultores, entre outros.

Ao final da reunião, os secretários debateram ainda outras necessidades dos municípios, destacando a importância da regulamentação dos serviços prestados pelo SAMU, já que em muitos casos as ambulâncias são encaminhadas com os pacientes até Teresina, deixando os municípios sem cobertura. "O correto seria que os hospitais encaminhassem, com ambulância própria, os pacientes", foi colocado.

Ainda na ocasião, a Coordenadora da Comissão Intergestora Regional, Roberta de Miranda, reeleita para a função no dia 22 de setembro, abriu mão do cargo, assumindo em seu lugar Nadja Benvindo, secretária de saúde de Bom Jesus, assumindo a vice-coordenação Edivaldo Reis, secretário de saúde de Corrente.

No dia seguinte, o Secretário de Saúde de Corrente, Edivaldo Reis, e a Secretária de Saúde do Município de Bom Jesus, Nadja Benvindo, estiveram reunidos junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí – COSEMS-PI, em Teresina, para discutir sobre a Rede de Oncologia, que pode ser transferida para Oeiras. "Todo o Território seria muito prejuticado, por causa da distância", coloca Edivaldo.

Estiveram representados na reunião os municípios de Currais, Morro Cabeça no Tempo, Parnaguá, Curimatá, Júlio Borges, Riacho Frio, Sebastião Barros, Corrente, Cristalândia do Piauí, Bom Jesus, Cristino Castro, Santa Luz e Palmeiras.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »